Fiscais conferiram se estruturas estão sendo montadas de forma segura, por profissionais com competências e atribuições adequadas
O Carnaval é uma das mais tradicionais representações culturais do nosso Estado. Todos os anos, a festa atrai milhões de pernambucanos e turistas para brincar nos principais polos de folia. Com o objetivo de verificar as condições de segurança das estruturas que são montadas para receber os foliões nos blocos e agremiações, a equipe de fiscalização do Crea-PE realizou ações integradas, nesta quinta-feira (20), nos municípios de Olinda e Recife.
O trabalho teve início na cidade de Olinda. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do município, a equipe do Crea-PE vistoriou a montagem das estruturas do bloco Carvalheira na Ladeira, que está sendo erguida no bairro de Salgadinho. Já no Recife, os fiscais acompanharam a montagem dos camarotes do Galo da Madrugada, na Praça Sérgio Loreto, e do Camarote Acessibilidade, no Pátio do Carmo. Entre os pontos observados nas vistorias estavam a montagem de estruturas metálicas e arquibancadas, instalação de geradores de energia elétrica, estruturas de acessibilidade, iluminação cênica e banheiros químicos.
O gerente de Fiscalização do Crea-PE, Naílson Pacelli, destacou o caráter preventivo das iniciativas, que começaram desde o mês de janeiro, a partir dos blocos que desfilam no período das prévias carnavalescas. Ele explicou que as fiscalizações têm a finalidade de verificar o exercício profissional nas diversas modalidades envolvidas na realização dos eventos.
“Observamos se as atividades são desempenhadas por empresas que estão devidamente cadastradas no Conselho e se estão sendo executadas por profissionais com competências e atribuições adequadas para emissão das Anotação de Responsabilidade Técnicas (ARTs)”, esclareceu o gerente do Crea-PE.