Dezenas de profissionais participaram das capacitações em cidades do Sertão pernambucano
Garantir a segurança na aplicação de defensivos agrícolas é fundamental para a sustentabilidade das práticas agrícolas. Atento a essa demanda, o Crea-PE promoveu um ciclo de treinamentos em quatro municípios do Sertão pernambucano, voltado a engenheiros agrônomos e florestais, com o objetivo de apresentar o uso da ferramenta de receituário agronômico por meio do Sistema de Receituário Agronômico (Sitac).
Dezenas de profissionais participaram das capacitações, realizadas nas cidades de Petrolina (04/07), Petrolândia (28/07), Camocim de São Félix (29/07), e Afogados da Ingazeira (31/07). Os treinamentos foram ministrados pelo engenheiro agrônomo e inspetor coordenador do Crea-PE em Petrolina, Anízio Godoy. Também contaram com a participação do agente fiscal Fábio Gilnei, que abordou o papel da fiscalização do exercício profissional desempenhado pelo Conselho e sua importância na defesa dos interesses dos profissionais e da sociedade.
Anízio Godoy explicou que o receituário agronômico é um documento digital que orienta o uso correto de defensivos agrícolas, garantindo a segurança e a eficiência na aplicação de agrotóxicos e insumos. Ele funciona como uma espécie de “receita médica” para as plantas, detalhando o produto indicado, a dosagem, a forma de aplicação e o período de uso, com base em diagnósticos técnicos.
A iniciativa do Conselho teve como objetivo informar sobre as atualizações do Sitac. “Os profissionais, agora, podem emitir receituários diretamente no Sistema. Isso facilita sua utilização, eliminando a necessidade de aquisição de softwares ou pagamento de licenças”, esclareceu Anízio Godoy.
O instrutor destacou ainda que os treinamentos foram muito proveitosos para esclarecer as principais dúvidas dos profissionais sobre as novidades da legislação. “Os eventos também foram fundamentais para reforçar a importância do Crea-PE, mostrando que o Conselho está atuando ao lado dos seus profissionais”, enfatizou.








