Crea Pernambuco celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com o plantio de mudas de espécies nativas

A humanidade se depara com uma corrida contra o tempo que pode significar a preservação da vida em nosso planeta. É cada vez mais comum enfrentarmos mudanças climáticas extremas, novas doenças e catástrofes ocasionadas pela relação do homem com a natureza. Desde 1974, o dia 5 de junho ganhou um propósito: celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma forma de refletir sobre ações de preservação ambiental. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco entrou nessa discussão e está promovendo a Semana do Meio Ambiente. A ação teve início nesse domingo (5), no Estádio do Santa Cruz, no Arruda, com o plantio de mudas de espécie nativas (Pau-Brasil e Ipê), arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas em Pernambuco e café da manhã com a comunidade local.

Reservar um tempo para discutir e adotar ações de preservação ambiental  está na pauta do Dia Mundial do Meio Ambiente. Afinal, o Planeta Terra pede socorro e tem pressa. “Essa ação que estamos fazendo aqui temos que fazer diariamente, não só hoje. Todos os dias a gente tem que ter essa relação com o meio ambiente, com o espaço físico, com as ruas, com a cidade. Temos que trabalhar o conceito de energia limpa, o cuidado com o uso racional da água e, acima de tudo, mudar a relação com o meio ambiente”, destaca Adriano Lucena, presidente do Crea Pernambuco.

Se por um lado parte da sociedade global ainda custa a acreditar nas mudanças climáticas causadas pela a ação do homem, por outro há atores que desempenham um papel fundamental e constante na preservação ambiental. Ainda de acordo com Adriano Lucena, é preciso dar maior destaque aos catadores (as) de materiais recicláveis, já que, com o trabalho desses profissionais, o índice de reciclagem de latas de alumínio chega a 99% no Brasil, colocando o país como recordista mundial no reaproveitamento desse material. “É importante destacar também o trabalho das cooperativas de coleta de materiais recicláveis. São esses coletivos que desempenham um papel fundamental na preservação do meio ambiente. São eles que dão uma maior dinâmica nas demandas ambientais e ajudam a movimentar a economia”, enfatizou.

Um levantamento feito pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) aponta que há, no Brasil, 800 mil catadores em atividade. Cerca de 70% do grupo é do gênero feminino. É o caso da Cooperativa Palha de Arroz, formada exclusivamente por mulheres. A participação de eventos como a Semana do Meio Ambiente do Crea trouxe o reconhecimento do trabalho desempenhado pelo grupo. “É muito bom ter esse apoio do Crea Pernambuco em nosso trabalho. Essa ação de hoje está nos ajudando muito nas nossas atividades, porque vai conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente. Aqui no evento a gente pôde aprender mais sobre o nosso papel”, destacou Aldenize Rodrigues, vice-presidente da Cooperativa Palha de Arroz.

Após uma rodada de discussões sobre o papel do Crea Pernambuco, das entidades ligadas ao Conselho e das associações de catadores (as) de materiais recicláveis, o grupo fez o plantio de mudas de Pau Brasil. Momento em que todos fizeram questão de participar. “Trouxemos aqui a comunidade local do entorno do estádio do Arruda para mostrar a importância do plantio de árvore para as pessoas, tanto na questão do equilíbrio de clima quanto do equilíbrio hidrológico. Com isso conseguimos reduzir as possibilidades de alagamento e também ter a disponibilidade de água nos períodos mais secos”, apontou Nielsen Christianni, superintendente técnico do Crea Pernambuco.

A Semana do Meio Ambiente do Crea Pernambuco 2022 é promovida pela Comissão de Meio Ambiente do Conselho. A programação vai até a próxima sexta-feira (10), com debates sobre as temáticas que envolvem a pauta ambiental. As conversas são transmitidas ao vivo pela TV Crea-PE, o canal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco no Youtube, sempre às 19h.

Confira aqui a programação completa. A ação deste domingo (5) contou com o apoio do Santa Cruz F.C, Aeambs-PE, APEEF, Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Santo Amaro, Cooperativa Palha de Arroz, Rotary Club e Megaó Tintas.