Crea-PE comemora o Dia do Engenheiro Mecânico, profissão que uniu homem e máquina

Comemorar neste domingo (5) o Dia do Engenheiro Mecânico é, sobretudo, uma forma de enaltecer os profissionais que, com dedicação, projetam máquinas e fazem manutenção de equipamentos concebidos com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Isso porque essas máquinas trazem praticidade na realização de tarefas diárias, economizando um tempo que, em função da velocidade em que tudo acontece, não temos mais.

O engenheiro mecânico e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica (CEEM) do Crea-PE, Alberto Perez explica que a data escolhida faz referência ao nascimento do industrial Delmiro Gouveia (Ceará, 1863 – Alagoas, 1917), um dos pioneiros da industrialização do país e do aproveitamento do seu potencial hidroelétrico, tendo construído a primeira fábrica de linhas de costura e a segunda usina hidroelétrica brasileira, a de Paulo Afonso, entre Alagoas e Bahia.

Perez observa que a atividade tem interface com todas as demais engenharias. “Considero a modalidade que tem a mais ampla abrangência dentro da área. O campo de atuação é muito vasto. Inclusive, em nível nacional, na Coordenadoria das Câmaras de Engenharia Mecânica, estamos desenvolvendo uma campanha com o objetivo de que mais mulheres se juntem a nós no desempenho dessas atividades”, destaca.

Ele avalia que ainda há o preconceito de achar que na profissão o trabalho é cheio de graxa e equipamentos pesados. “O fato é que também na Engenharia Mecânica há espaço para atuação em projetos e cursos de especialização, mestrado e pós-doutorado, que podem contar com a participação das mulheres, sim”, defende.

Com relação ao mercado, Perez diz que a engenharia é cíclica e que, com a melhora na economia, se abre um extenso campo de atuação. No entanto, lembra que com as novas tecnologias, é importante que os interessados em trabalharem na área estejam atentos já que grande parte das atividades exige conhecimento e constante processo de atualização.

De acordo com o conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica (CEEM) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), engenheiro mecânico Alexandre Barros, a escolha dele pela profissão teve a influência de um tio-avô e pelo fascínio que sempre teve pelas máquinas e pelos carrinhos da sua infância. Outro aspecto determinante foram todas as mudanças decorrentes da Revolução Industrial e, sobretudo, do ponto de vista histórico, a substituição do homem pela máquina.

Atualmente, o engenheiro mecânico formado em 1980, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), continua atuando na manutenção de máquinas e se diz realizado, inclusive, pela oportunidade de aliar a manutenção à gestão de pessoas.

Depois de vivenciar as primeiras experiências com os seus carrinhos e, já mais velho, trabalhar nas férias com o pai vendo algumas obras de tancagem, o engenheiro mecânico da CEEM do Crea-PE Ricardo Guedes se decidiu pela profissão com o encantamento de quem a vida toda esteve no meio de máquinas e equipamentos que o encantavam. “Fiz faculdade e especializações, mestrado na área de soldagem e andei em grandes empresas do ramo de petróleo e gás. Estou escrevendo a minha tese de doutorado. E não querendo nunca parar, com uma motivação diária e a mesma alma do menino que olhava para o cordão de solda. Tenho certeza de que a fiz a escolha certa pela profissão que contribui para a sociedade, pois não se vê progresso sem a mobilidade (automóveis, navios, aviões, foguetes), sem a indústria da transformação, sem o agronegócio, tudo com um uso massivo da Engenharia Mecânica”, fala, entusiasmado, Ricardo Guedes.

A Engenharia Mecânica em Pernambuco

Seguindo os passos do Estado de Minas Gerais que, em 1913, fundou o primeiro curso de Engenharia Mecânica do Brasil e da América do Sul, no Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI) Pernambuco criou em 1944 a graduação em Engenharia Mecânica. Reconhecida pelo MEC em 1949, é um dos cursos do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE.

O curso de graduação em Engenharia Mecânica permite ao aluno obter o diploma de engenheiro mecânico ou engenheiro mecânico com ênfase em uma das seguintes modalidades: projetos; mecatrônica; energia; materiais, fabricação; produção ou tecnologia de equipamentos.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) parabeniza a todos os profissionais da Engenharia Mecânica.