Crea-PE

Crea-PE tem programação especial na Semana do Meio Ambiente

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), por meio da Comissão de Meio Ambiente, promove de 05 a 10 de junho, a Semana do Meio Ambiente Crea-PE 2022, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (5). Na programação, café da manhã, doação de mudas, arrecadação solidária, lives com palestras técnicas sobre temas diversos e convidados especiais. Todos os debates serão no formato online, com transmissão pelo canal do Conselho no YouTube. As lives começam sempre às 19h.

De acordo com o coordenador da Comissão de Meio Ambiente do Crea-PE, engenheiro florestal Felipe Rabelo, as ações têm o objetivo de fortalecer e dar continuidade às atuações do Conselho, com foco nas necessidades de conservação e conscientização da importância das questões ambientais. “Também queremos inserir a sociedade nessa discussão, com a expectativa de que haja sensibilização com a sustentabilidade do nosso planeta”, explica.

Envolvida em todos os detalhes das comemorações da Semana do Meio Ambiente, a engenheira ambiental e membro da Comissão de Meio Ambiente do Crea-PE Thaís Patú informa que a agenda de atividades terá início neste domingo (5), às 8h, com um café da manhã que será servido aos organizadores, convidados e colaboradores, na área interna da quadra de esportes do Estádio do Santa Cruz, no bairro do Arruda, Zona Norte do Recife. A quadra fica localizada entre os portões de pedestre e o portão 10 do estádio.

Ainda durante a manhã, serão distribuídas mudas de plantas nativas. O local também será ponto de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas no Recife e Região Metropolitana, dentro da campanha realizada pelo Crea, em parceria com as entidades profissionais ligadas ao Conselho, a ONG Novo Jeito e a plataforma Transforma Brasil.

PALESTRAS ONLINE

A programação de lives terá início às 19h, da segunda-feira (06), com o debate sobre energias limpas e sustentáveis. O tema será desdobrado em duas palestras. A primeira, intitulada “A implantação das Usinas Nucleares em Pernambuco”, terá como convidado o engenheiro eletricista e presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), Carlos Mariz. Em seguida, será a vez da palestra Energia Alternativa e Micro Geração – Energia Solar, com o engenheiro eletricista, mestre em tecnologias energéticas e nucleares, Carlos José Caldas Salviano. O engenheiro mecânico e conselheiro do Crea-PE Severino Moraes Filho será o debatedor.

 

 

Na terça-feira (07), o Crea Convida Especial Semana do Meio Ambiente recebe o geógrafo Osvaldo Girão, professor do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o geógrafo Diogo Galvão, professor do curso de arquitetura e urbanismo da Faculdade de Ciências Humanos (Esuda) como palestrantes da noite. Os dois vão discutir sobre o Planejamento Urbano e Eventos Extremos. Para mediar as apresentações, foi convidada a geógrafa Mariana Zerbone, professora da UFRPE e doutora em Geografia Humana pela USP. Ela substitui a professora do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Edvânia Torres, que está impossibilitada de fazer a mediação por motivos de saúde.

 

 

Economia Circular e Reversa será o tema das palestras da quarta-feira (08), feitas pelo mestre em Tecnologia Ambiental, Domingos Sávio de França, e pela mestra em Gestão Ambiental Uedja Tatyane Medeiros Lima. As apresentações serão mediadas pela mestra em Engenharia Ambiental e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho Thaís Patú.

Por fim, no último dia das comemorações da Semana do Meio Ambiente, na sexta-feira (10), a partir das 10h, no térreo da sede do Crea, haverá a implantação de Posto de Entrega Voluntária (PEV) de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE). A iniciativa é uma parceria entre o Crea-PE, a ABINEE, Green Eletron e a empresa REEECicle Inteligência e Reciclagem.

 

 

Fechando o ciclo de palestras, a partir das 19h, será transmitida a live sobre o tema: Caatinga e Meio Ambiente: Sustentabilidade e Energia Limpa. Participam como palestrantes o engenheiro florestal e mestre em Manejo  Florestal Francisco Carneiro Barreto Campello e o engenheiro agrônomo e consultor da Associação Plantas do Nordeste, Henrique Mário Riegelhaupt. O engenheiro florestal e professor da Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Faciagra) Felipe Rabelo irá mediar as discussões sobre o tema.

Pular para o conteúdo