Crea Pernambuco participa da I Semana de Engenharia da Aesa

Os estudantes de engenharia civil da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (Aesa) têm um encontro marcado para debates sobre o que há de mais atual na profissão. Os interessados já podem realizar inscrições aqui, de forma gratuita, para a “I Semana de Engenharia da Aesa”, que acontece na própria instituição desta quarta-feira (27) até sexta-feira (29), sempre das 19h às 22h. O evento foi organizado graças a parceria entre o curso de Engenharia Civil da Aesa, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Secretaria Estadual de Infraestrutura de Pernambuco, além da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Arcoverde-PE.
O primeiro dia de evento será protagonizado pelo Crea Pernambuco. Na mesa de abertura, o presidente do Conselho, Adriano Lucena, promove um diálogo com os estudantes a respeito das atribuições do Crea diante dos profissionais do Sistema Confea/Crea. “O objetivo com a palestra é colocar nosso alunado próximo ao Conselho, fazendo com que os estudantes tenham desde o primeiro período esse contato com sua entidade de classe. Pegando como exemplo o Crea JR. A ideia é que o presidente Adriano Lucena possa dialogar com os alunos e explicar o que o Crea representa”, explica Milton Barros, coordenador do curso de engenharia civil da Aesa.
Mas não é preciso ser formado para participar do Conselho. Os alunos de agronomia, qualquer modalidade de engenharia ou geociências podem participar do Crea JR. O programa tem espaço reservado na grade de palestras. É uma das formas de aproximar o futuro profissional do Conselho de classe. “No começo da minha graduação sentia muita falta desse contato com o Sistema desde cedo. Entender como funciona o Crea é algo que me motiva a continuar no curso, ter a percepção do papel do engenheiro na sociedade. É uma grande chance de mostrar aos estudantes as diversas oportunidades que eles podem ter ao se aproximarem do Conselho”, resume a coordenadora estadual do Crea JR, Millena Moura.
O evento, que é aberto para toda a comunidade acadêmica e profissionais da área, também destaca o papel do engenheiro à frente das obras públicas do estado. Participam da mesa redonda a secretária da Infraestrutura de Pernambuco, Fernandha Batista; Aildo Biserra da Silva, secretário de Desenvolvimento Urbano de Arcoverde-PE; a professora da UFPE, Nathalia Bezerra de Lima. O engenheiro Manoel Milton Barros Pereira, coordenador do Curso de Engenharia da AESA, fica responsável pela mediação do debate.

Confira a programação da I Semana de Engenharia da Aesa

DIA 27:
19h às 20h – Abertura e palestra do Presidente do CREA – PE, Engenheiro Civil Adriano Antonio Lucena
20h às 20h30 – Palestra: Crea Junior, com Millena Moura
20h30 às 22hs – Palestra: Metodologias Ágeis, com o engenheiro Florêncio Absalão da Silva Filho
DIA 28:
19h às 20h – Palestra Materiais Sustentáveis na Engenharia Civil, com o professor f Augusto
20h às 21h – Palestra A Tecnologia PVC/CONCERTO, com a professora Shinaider Paiva
20 às 22h – Palestra Economia na Construção Civil, com o professor Mauricio de Siqueira Silva
DIA 29:
19h às 20h – Palestra Desafios da Engenharia Pública – Obras em Pernambuco, com a secretária de Infraestrutura de Pernambuco, Fernandha Batista
20h às 22h – Mesa com a secretária de Infraestrutura de Pernambuco, Fernandha Batista;  o secretário de Desenvolvimento Urbano de Arcoverde-PE, Aildo Biserra da Silva; a professora da UFPE, Nathalia Bezerra de Lima; e o coordenador do Curso de Engenharia da AESA, Manoel Milton Barros Pereira , como mediador.