Crea-PE lança concurso público com 35 vagas de nível superior

Seleção contempla todos os profissionais do Sistema Confea/Crea, com inscrição até 30 de maio

O Crea-PE abriu concurso público com 35 vagas. Serão selecionados 5 profissionais para contratação imediata e 30 para cadastro de reserva. As oportunidades para trabalhar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco são para o cargo de fiscal auditor. Podem se candidatar todos os profissionais do Sistema Confea/Crea, com curso superior. As inscrições podem ser feitas até 23h59 de 30 de maio de 2022.

“O concurso tem a preocupação de atender a área fim do Crea, que é a fiscalização. É importante que a sociedade entenda a valorização do profissional como um investimento e não como um custo”, destaca o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Tanto é que o salário ofertado respeita o Salário Mínimo Profissional da categoria, com um valor de R$ 7.272,00.

Outro destaque importante para este concurso é que o Crea teve o cuidado de ampliar a abrangência para seus profissionais realizarem as provas, segundo avalia o presidente da Comissão Especial do concurso público, Marcos André Carvalho. Será possível participar da seleção em Petrolina, Caruaru, Serra Talhada, além do Recife. A última vez que o Conselho realizou um concurso público foi entre 2006/2007.

O concurso está sendo organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) e as inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do IDIB. Para acessar a ficha de inscrição e edital completo, basta clicar aqui.  Informações sobre o concurso você tem disponível clicando aqui.

O edital destaca que o contrato de trabalho se dará sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou aquele que estiver vigente na época da contratação. É importante destacar que para as cinco vagas de contratação imediata, uma é para negros e outra para PCD (pessoa com deficiência). “As nomeações para o cargo de Fiscal Auditor serão distribuídas entre as unidades administrativas do Conselho, que já funcionam ou que venham a ser instaladas no Estado, de acordo com a necessidade e a critério do Conselho e conforme a necessidade e conveniência”, diz o edital.

O custo da inscrição é de R$ 130. Ao se inscrever, é emitido um boleto com validade de 24 horas para o pagamento na rede bancária (agências e correspondentes bancários). Caso perca esse prazo, precisa reemitir um novo boleto. O candidato já deve selecionar o local onde fará as provas já no ato da inscrição.

“Do ponto de vista do concurso, para dentro da instituição, é uma forma de renovar. A gente faz o concurso, traz as pessoas, mas a gente não prepara essas pessoas para que elas continuem realizando um trabalho de ponta, um trabalho de excelência”, argumenta Lucena, ressaltando que é preciso se preocupar também com o pós-concurso. “Como motivar essas pessoas? Preparar essas pessoas? Qual o verdadeiro papel do Conselho na cabeça de um profissional, fiscalizando um outro profissional?”, questiona o presidente do Crea-PE.

Lucena continua: “O profissional paga a anuidade, emite sua ART, aí o profissional não coloca uma placa na obra ou comete alguma outra infração. O fiscal identifica e precisa fazer a notificação do ponto de vista da legislação. Mas muito profissional que está ali no dia a dia não entende isso ou pior, entende que o Crea é única e exclusivamente cartorial exatamente por essas funções. Na verdade, a gente pode criar um caminho educativo para aquele que está dentro da instituição, mas também para aquele que está fora.”

Para Adriano Lucena, o profissional que está na sua atividade do dia a dia precisa olhar para o Crea e ver uma instituição de parceria, um conselho que busca ter um debate e ações que não fiquem só nas palavras. “Mas que gere emprego, gere renda, qualidade de vida e que consiga transformar, através da engenharia, a vida de todos os profisisonais”, sublinha Lucena, destacando que o Crea não pode criar um conselho que seja financista, que busque os recursos do profissional para jogar dentro da instituição. “Muito pelo contrário. A gente precisa ter prestação de contas, ter ações que todos se sintam representados na instituição. O concurso também tem esse papel”, reforça o presidente do Conselho.

Os candidatos podem enviar as dúvidas sobre o concurso para o e-mail: recursoshumanos@creape.org.br.