Curso gratuito sobre gestão de rodovia em Gravatá atraiu profissionais de várias cidades

Qualificação oferecida pelo Crea-PE aconteceu no último fim de semana, com certificação de participação

Gravatá foi o centro das atrações de profissionais das engenharias, agronomia e geociências neste último fim de semana, mais precisamente sábado (03) e domingo (04), quando sediou o Curso Gestão de Rodovias Usando Visão Computacional. A cidade atraiu diversos profissionais dos municípios da região para participarem gratuitamente da qualificação oferecida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE).

“Esse atrativo se justifica pelo vasto potencial do campo de atuação, poucas oportunidades de cursos com essa temática no âmbito estadual, bem como ainda a proposta inovadora de gestão de rodovias utilizando visão computacional na gestão de rodovias”, avaliou o superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, que participou do curso.

O curso faz parte do Programa Crea Qualifica, que prevê uma qualificação continuada para seus profissionais, capacitando para as demandas do mercado de trabalho. As aulas aconteceram na Escola Devaldo Borges. O tema da qualificação foi voltado para um potencial para o mercado nacional. Isso porque, o Brasil é um dos países com uma das maiores e mais defasadas malhas viárias do mundo — apenas 12,3% da malha viária brasileira é pavimentada, segundo a Confederação Nacional dos Transportes. E a qualificação na gestão destes problemas abre um leque de oportunidades aos profissionais.

No primeiro estágio, o curso atende principalmente os elementos técnicos do sistema rodoviário, como os danos e patologias dos asfaltos, suas causas, as manutenções preventivas e corretivas, as intervenções, entre outros. Já no segundo estágio, foram apresentadas as ferramentas e tecnologias para geração de imagens e processamento de dados para formar a visão computacional, com o potencial de diagnosticar o estágio de conservação e patologias.

“O curso traz uma temática de vanguarda metodológica, inspirando os participantes a aprofundarem o conhecimento na área, como se observou por parte de alguns o interesse em avançar os estudos em mestrado, que se encontram com inscrição aberta, como anunciaram os instrutores e professores da UFPE”, destacou o superintendente, afirmando que: “para o Crea-PE é uma satisfação compreender as necessidades dos profissionais para assim ter um Conselho que de fato os representem e corresponda a seus anseios”.