Crea-PE realiza palestra sobre ações no Conselho para futuros engenheiros da UFRPE, Campus do Cabo

Encontro foi comandado pelo superintendente Técnico do Conselho, Nielsen Christianni, no último 31 de maio

Um momento valioso de encontro e debates. Assim classificou o superintendente Técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Nielsen Christianni, para a palestra que ministrou no último 31 de maio, para alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Eletrônica, Mecânica e Engenharia de Materiais, da Universidade Federa Rural de Pernambuco, na unidade acadêmica do Cabo de Santo Agostinho.

No encontro, Christianni falou sobre o papel e ações do Crea Pernambuco. Ele aproveitou a oportunidade para explanar a respeito dos elementos de funcionamento do Conselho, da vida profissional, da importância das profissões para o desenvolvimento da região e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“Essa ação também propicia uma aproximação com os diretores, coordenadores e professores dos cursos vinculados ao Crea. É um espaço para tratar temas como a interiorização profissional, a integração da academia com o mercado, as oportunidades de estágio, a capacitação continuada, com especializações e cursos práticos entre outros temas vinculados à formação profissional”, observou o superintendente Técnico.

Essa palestra está inserida no Programa Crea Acadêmico, que promove encontros e debates, reflexões juntos aos estudantes das Engenharias, da Agronomia e das Geociências. Um dos pontos altos do encontro foi quando o superintendente abordou o tema sobre o comportamento ético profissional. “Foi um momento rico de debate e interação com grande manifestação de interesse por parte dos estudantes”, recordou Christianni.

Ele também os instrumentos e serviços que o Crea tem à disposição dos profissionais. É de estrema importância, na percepção do superintendente, o profissional conhecer todos os mecanismos que o Conselho tem para facilitar a vida profissional dos futuros registrados e como o sistema pode e deve acolhê-lo a partir da saída da fase acadêmica para o mercado de trabalho.

Na palestra, o professor Maurício Pimenta, coordenador geral dos cursos de graduação, apresentou a maquete do prédio que abrigará as instalações definitivas do campus do Cabo. “É um complexo moderno, que levará formação de excelência para a região. O prédio está praticamente 80% concluído e que foi objeto de diálogo com o reitor Marcelo Carneiro Leão, o presidente (do Crea-PE) Adriano Lucena e eu, numa oportunidade na reitoria da UFRPE”, lembrou o superintendente.

Nesta ocasião, Christianni revelou que foi debatida a importância do fortalecimento dos polos empresariais e industriais da região, bem como a definição das necessidades de recursos financeiros para a conclusão da obra que estava paralisada na ocasião.