Déficit habitacional e implantação de Athis na pauta do Crea Convida desta terça-feira

A oferta de moradia para a população de baixa renda é um dos maiores e mais urgentes desafios do poder público. Só no Recife o déficit habitacional é de cerca de 60 mil unidades. O Crea Convida desta terça-feira (29) discute experiências para implantação de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis).

Quem vai falar sobre o tema é a secretária executiva de Políticas Habitacionais da Secretaria de Habitação do Recife, a arquiteta e urbanista Norah Neves. Já o inspetor da regional do Conselho e secretário de Obras e Infraestrutura na cidade de Carpina, o engenheiro civil Paulo Ribeiro, atuará como debatedor. A live terá início às 19h e será transmitida no canal do Conselho no YouTube, a TV Crea-PE.

De acordo com Norah Neves, há uma legislação federal de 2008 que prevê o apoio do governo federal aos municípios para o desenvolvimento das ações de Athis.

“Um plano local elaborado em 2018 prevê a assistência técnica gratuita com ações voltadas para a autoconstrução e para impedir a inadequação habitacional, observando controles quantitativos e qualitativos. Nesse sentido, fizemos convênios com o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE) que iniciou o trabalho na comunidade Lemos Torres, localizada no Parnamirim. A ação também foi desenvolvida nas comunidades João de Barros e Aritana, ambas definidas como Zonas Especiais de Interesses Social (ZEIS)”, explicou Norah Neves.

A arquiteta disse ainda que, numa outra ação prevista no Plano Habitacional do Município, está sendo realizada a distribuição de material de construção e oferta de profissionais para prestação da assistência técnica de Engenharia na comunidade Caranguejo Tabaiares, fruto de parceria entre o CAU/PE, patrocinador do Projeto ATHIS, com a Prefeitura do Recife/URB Recife, Comunidade Interdisciplinar de Ação, Pesquisa e Aprendizagem (CIAPA-MDU/UFPE), além da participação da Coordenação do Fórum do Plano de Regularização das Zonas de Interesse Social (Prezeis).

Atualmente, segundo informou Norah Neves, as ações estão suspensas em virtude da pandemia, mas, assim que houver maior segurança sanitária, os trabalhos serão retomados.

CREA CONVIDA
O Crea Convida tem por objetivo abordar e trazer ao conhecimento não só dos profissionais e empresas, mas da sociedade, temas relevantes que têm impacto na qualidade de vida, segurança e saúde dos cidadãos. Os internautas podem acompanhar a live e interagir com os convidados fazendo perguntas sobre o tema abordado por meio do chat.