Desastres naturais e convênio internacional estão na programação da próxima segunda

O Crea-PE, a Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE), o Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA) e a Technical University of Dresden (TUD), na Alemanha, formalizam acordo de cooperação técnica nesta segunda-feira (14), às 14h30, no auditório da Escola Politécnica da UPE, no bairro da Madalena, durante o Seminário Desastres Naturais – Técnicas de Prevenção promovido pelos integrantes do convênio. O acordo visa desenvolver ações de atividades científicas e tecnológicas de alto nível. Cada integrante será responsável pela elaboração de temas que desejam desenvolver em conjunto através de pesquisas, cursos, seminários, conferências, intercâmbio de pessoal e outros.

O primeiro passo será o Seminário Desastres Naturais – Técnicas de Prevenção, que será realizado no auditório da Escola Politécnica da UPE. Na abertura do evento, será celebrada a cerimônia em comemoração aos 99 anos da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE), às 10h do dia 14. O seminário começa às 14h com a formalização do convênio internacional e em seguida uma apresentação do relatório das atividades do GT Palmares do Crea-PE com os representantes das entidades profissionais.

Ainda na tarde da segunda-feira será proferida a palestra Experiências no Gerenciamento Fluvial e de Enchentes na Saxônia, pelo professor alemão Jürgen Stamm, da Technical University of Dresden (TUD). A professora da POLI, Fátima Brayner, explicará o projeto preliminar Diagnóstico sócio-ambiental em área de risco: estudo de caso de Palmares. Para encerrar o seminário, o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, e diretor do CCBA, Christoph Ostendorf, apresentarão as Perspectivas de futuras cooperações entre Pernambuco-Brasil e a Saxônia-Alemanha nas áreas tecnológicas e acadêmicas.

Aproveitando a discussão sobre desastres naturais, o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, faz a entrega em Palmares, nesta terça-feira (15), do Relatório Técnico elaborado pelo GT Palmares em parceria com o Governo do Estado na “Operação Reconstrução” ao prefeito do município, José Bartolomeu de Almeida Melo, às 9h30. Em seguida, o presidente José Mário inaugura a nova Inspetoria Regional de Palmares, visando à adequação das atividades do Conselho ao novo cenário econômico, expandindo e interiorizando a prestação de serviços com o objetivo de estabelecer uma maior atuação do Sistema junto à sociedade.

Serviço:
Seminário Desastres Naturais – Técnicas de Prevenção
Dia 14 de março de 2011
Local: Auditório da Escola Politécnica da UPE
Rua Benfica, 455 – Madalena – Recife/PE

14.03.11 – Segunda-feira

10h às 12h – Cerimônia de celebração dos 99 anos da Escola Politécnica de Pernambuco – POLI-UPE

13h às 18h – Seminário Desastres Naturais – Técnicas de Prevenção

13h às 14h30 – Credenciamento dos participantes

14h às 14h45 – Abertura

14h45 às 15h – Formalização do convênio internacional entre a Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Institute of Hydraulic Engineering and Technical Hydromechanics of Technical University of Dresden (IWB-TUD) e o Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA)

15h às 15h40 – Apresentação do relatório de atividades do GT Palmares do Crea-PE

15h45 às 16h25 – Experiências no Gerenciamento Fluvial e de Enchentes na Saxônia Palestrante: Jürgen Stamm, da Technical University of Dresden (TUD)

16h30 às 17h10 – projeto preliminar Diagnóstico sócio-ambiental em área de risco: estudo de caso de Palmares – parceria POLI-UPE/IWB-TUD/Crea-PE/CCBA
Palestrante: Prof.ª Fátima Brayner

17h15 às 17h55 – Perspectivas de futuras cooperações entre Pernambuco-Brasil e a Saxônia-Alemanha nas áreas tecnológicas e acadêmicas
Palestrantes: José Mário Cavalcanti, presidente do Crea-PE, e Christoph Ostendorf, diretor do CCBA.

18h – Cerimônia de encerramento e coquetel

Vanessa Bahé