Crea-PE

Dia Nacional do Pesquisador

Em 08 de julho comemora-se o Dia Nacional da Ciência, mesma data em que é celebrado o Dia Nacional do Pesquisador Científico. Ambas homenageiam a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu em 8 de julho de 1948. Desde então a entidade é um dos pilares que sustentam a atividade científica em nosso País.

Numa celebre referência à atividade Adam Smith disse: “A ciência é o grande antídoto do veneno do entusiasmo e da superstição”

A data tem como objetivo chamar atenção para o que o Brasil produz em termos de pesquisa científica, estimulando jovens a se interessarem por ciência e também levando o que nosso País produz nesta área para a sociedade em geral.

É fato que, apesar de o Brasil contar com grandes cientistas em diversas áreas e, assim, contribuir significativamente para com o desenvolvimento científico mundial, tanto o Governo quanto a iniciativa privada ainda investem pouco em ciência em comparação com outras nações. Nosso País está, hoje, no 64º lugar do Índice Global de Inovação, entre 126 países — na América Latina, o líder é o Chile —, sendo este o melhor lugar do ranking que o Brasil já ocupou desde 2014, com a qualidade das publicações científicas sendo justamente um dos nossos destaques.

E justamente por isso o Congresso Nacional estabeleceu a data em 2001 como um primeiro passo oficial para elevar nossa ciência.

Pular para o conteúdo