Embaixador do Haiti participa do Pensar as Américas

Recife, 04 de março de 2010 – O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, convidou o embaixador do Haiti no Brasil, Idalbert Pierre-Jean, para ministrar palestra sobre Políticas e Desafios para Integração Panamericana no 1º Seminário Pensar as Américas. O representante haitiano confirmou presença e agradeceu a oportunidade. Na opinião do representante haitiano, é grande o desafio para a que haja a integração entre países da América. O convite foi feito durante evento de apoio ao Haiti, na quarta-feira (03), em almoço no Caxangá Ágape.

O encontro também marcou o início das ações solidárias para ajudar ao povo haitiano, que no final de janeiro sofreu com terremoto que deixou mais 200 mil mortos. O presidente José Mário Cavalcanti lembrou que o Crea-PE levou a sugestão ao Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) de enviar apoio técnico para o Haiti. A sugestão foi acatada e levada ao ministério das Relações Exteriores, que culminou com a assinatura de um convênio de apóio técnico, o qual enviará profissionais do Sistema Confea/Crea para reconstruir aquele país.

Sobre a situação do povo haitiano, o embaixador afirmou que o pior ainda está por vir, apesar das ajudas que têm recebido. “A situação é caótica. Muito pior do que é visto pelas televisões. Mas, acredito que vai piorar ainda mais com a chegada das chuvas”, destacou. Ele ainda criticou as informações, que saem na Imprensa, rotulando o Haiti como um país corrupto. “O povo haitiano tem a dignidade atingida pelos meios de comunicação, quando dizem que o governo é campeão em corrupção. Reconheço que há problemas, mas que isso não é generalizado. Isso está servindo de pretexto para que toda ajuda só chegue através de ONG’s”, conclui. Na reunião do Caxangá Ágape, a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, vítima fatal do desastre no Haiti, foi homenageada.

Participaram do encontro o conselheiro Federal do Confea, José Luiz da Mota Menezes, do presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, Alexandre Santos, do cônsul geral da República Dominicana, Lamartine Hollanda, e o professor de Direito Internacional da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Thales de Castro, do reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, o presidente do Caxangá Ágape, Hélio Moreira, o coordenador da Fundação Lions, João Lopes da Cruz Neto, o presidente da Sociedade de Cônsules de Pernambuco, Gustavo de Hollanda.

Seminário – O Pensar as Américas 2010 é o primeiro seminário a ser realizado, no Recife, pelo Sistema Confea/Crea, em conjunto com a Unión Panamericana de Asociaciones de Ingenieros (UPADI), com o Colégio de Ingenieros de Venezuela (CIV) e demais organizações profissionais congêneres, com o objetivo de inserir a comunidade tecnológica no processo de discussão de temas de interesse comum e apresentar propostas para promover as políticas de integração das nações do Continente Pan-americano, visando o seu desenvolvimento com solidariedade. Por isso, a importância do ponto de vista social, econômico e político do evento para as 28 nações Pan-americanas.

Estarão presentes palestrantes nacionais e internacionais, que abordarão diversos temas, a exemplo de grandes projetos de integração física, nas áreas de energia, transporte, comunicações, habitação popular, mobilidade urbana, saneamento básico e meio ambiente. O Pensar as Américas será sediado no Recife, entre os dias 23 a 27 de março de 2010.