Crea-PE

Engenharia pode reduzir riscos para os pacientes nas clínicas e hospitais

Especialista mostrou para a equipe de Fiscalização do Crea-PE a importância da atividade nos estabelecimentos de saúde em benefício das pessoas e da sociedade

A Engenharia pode evitar erros que levam à morte de pacientes em estabelecimentos de saúde. Segundo Yuri Araújo, engenheiro Mecânico e especialista em Engenharia Hospitalar, boa parte dos problemas que acontecem nesses locais não são de responsabilidade da medicina, mas de profissionais de outras áreas como Engenharia. Como exemplo, ele citou a ocorrência de incêndios, desabamentos, áreas mal projetadas, além de problemas causados pelos sistemas de ar condicionado e energia elétrica.

Yuri Araújo foi um dos palestrantes desta terça-feira (25) no 3º Seminário de Fiscalização do Crea-PE 2022. O evento, que começou na segunda-feira (24) e será encerrado nesta quarta (26), reúne os fiscais no auditório da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). Araújo focou sua participação na importância da Engenharia nos estabelecimentos de saúde. Ele listou os profissionais da Engenharia que atuam em hospitais. Também chamou atenção para dois equipamentos fundamentais: “O coração do hospital é a parte elétrica, e o ar condicionado é o pulmão”, afirmou.

Na abertura do evento, o superintendente Técnico do Crea, Nielsen Christianni, lembrou da Campanha de Fiscalização dos Hospitais do Conselho, que teve seu dia D, em 5 de julho de 2022, com a inspeção do Hospital da Restauração. O superintendente disse que a ação envolve não só a fiscalização, mas um trabalho de articulação e gestão junto aos gestores dos hospitais públicos e particulares.

Os fiscais também levantaram questões sobre os procedimentos de fiscalização, nas áreas de Engenharia Civil e Ambiental, com os coordenadores da Câmara Especializada de Engenharia Civil. A engenheira Civil Eloisa Moraes e o engenheiro Sanitário e Ambiental Henrique Melo esclareceram dúvidas da equipe.

Eloisa Moraes defendeu a necessidade de fiscalizar profissionais liberais e consultores, ainda na fase de projetos e planejamento. Também falou sobre a dificuldade na fiscalização de obras públicas. Já Henrique Melo mostrou as atribuições do engenheiro Ambiental e do Sanitarista, de acordo com a legislação. Como exemplo, ele citou as atividades de administração, gestão e ordenamento ambientais; e o monitoramento e mitigação de impactos.

Energia solar

A produção de energia solar levantou o debate sobre a atuação da fiscalização do Conselho na atividade. Entre os questionamentos estão pontos como o registro da empresa responsável pela implantação do sistema e dos profissionais da Engenharia envolvidos. Clóvis Albuquerque, coordenador da Câmara Especializada de Energia Elétrica, alertou que a questão da energia solar é urgente. Mesmo assim, ainda faltam parâmetros para fiscalização da atividade.

Segundo Albuquerque, a partir de janeiro de 2023 haverá maior taxação das empresas produtoras, mas as dúvidas ainda são muitas, a exemplo da necessidade de um responsável técnico nas fases de implantação e manutenção. O coordenador disse que as contribuições dos fiscais são importantes para que as Câmaras possam produzir notas técnicas de orientação. Albuquerque argumentou que os fiscais têm como apontar os problemas, e até mesmo as soluções, já que estão na linha de frente.

Os procedimentos de fiscalização na Engenharia de Segurança no Trabalho também foram apresentados à equipe. Na sua palestra, o coordenador da Câmara de Segurança do Trabalho, Audenor Marinho, apontou as normas técnicas e atribuições legais da atividade. Também mostrou onde pode ocorrer a fiscalização nos órgãos públicos e nas empresas privadas.

Audenor Marinho explicou que a Segurança do Trabalho é multidisciplinar. Segundo ele, a atividade é exercida por engenheiros com especialização na área e empresas que executam serviços ou obras de segurança do trabalho. O coordenador disse que além da engenharia, existem vários profissionais envolvidos nas atividades e situações, como riscos para o trabalhador, que são fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho.

O 3º Seminário de Fiscalização do Crea-PE 2022 será encerrado nesta quarta-feira com atividades práticas. A equipe fará uma visita a uma obra pública no Recife, onde serão observadas questões de fiscalização de Engenharia Civil e de Segurança do Trabalho.

 

Pular para o conteúdo