Engenheiro Nielsen Christianni participa de reunião preparatória para a 2ª etapa do CNP

Recife, 31 de outubro de 2013

Comissão Organizadora Nacional

O engenheiro florestal e coordenador adjunto da Comissão Estadual do 8º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Nielsen Christianni paricipou, na terça-feira (29), em Brasília, da Reunião Preparatória para a 2ª Etapa do 8º CNP, coordenada pelo assessor especial da Presidência do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) para o 8º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), Edison Macedo. Na oportunidade, foram apresentadas orientações para a realização das oitivas nos estados, que serão realizadas até 14 de novembro. Participaram do encontro os coordenadores dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEP), os integrantes da mesa diretora do CNP eleita em Gramado, durante a primeira etapa, os integrantes da Comissão Organizadora Nacional do evento e os profissionais que atuaram como facilitadores nos grupos de trabalho da primeira etapa do congresso.

O encontro teve como objetivo informar aos representantes o que deverá ser feito nas oitivas e assim facilitar a segunda etapa do Congresso que será realizada em dezembro.

De acordo com o coordenador adjunto do CEP em Pernambuco, engenheiro Nielsen Christianni nas oitivas estuduais caberá, aos membros da comissão regional e os delegados regionais apreciarem as 49 propostas, levando em consideração os encaminhamentos que foram propostos, de modo a garantir que os caminhos apontados sejam os mais apropriados para que todas as proposições sejam efetivamente implementadas."Para isso, teremos que nos debruçar sobre na legislação,verificando que artigos deverão ser alterados e em que dispositivos legais", explicou o coordenador.

"Embora das oitivas devam participar, obrigatoriamente, os membros da comissão regional e os delegados, queremos enriquecer ainda mais as discussões e, para tanto, convidaremos os representantes de entidades de classe e todos os profissionais que tenham interesse em contribuir com o processo", informou Nielsen Christianni.

Até o final da semana será divulgado o calendário de oitiva nos demais estados e o nome dos facilitadores, que serão indicados pelo Confea para participar dos trabalhos estaduais.O primeiro estado a realizar a oitiva foi o Pará, no dia 25 de outubro. Segundo o coordenador estadual do 8º CNP, engenheiro civil Harold Stoessel Sadalla, o evento reuniu 80% dos delegados do estado. Até o final da semana será divulgado o calendário de oitiva nos demais estados e o nome dos facilitadores, que serão indicados pelo Confea para participar dos trabalhos estaduais.

Mesa Diretora do 8º CNP

A segunda etapa do 8º CNP será realizada entre 8 e 11 de dezembro, em Brasília, quando serão discutidos e validados os resultados sistematizados da 1ª etapa. Ao final dos trabalhos, haverá Sessão Plenária Extraordinária do Conselho para recebimento formal das propostas e devidos encaminhamentos dos resultados do CNP. A mudança de data do Congresso – inicialmente programado para o período de 9 a 11 de novembro – foi motivada, entre outros fatores, pela realização das comemorações dos 80 anos do Confea, que será no dia 11 de dezembro. Nesta data, às 10h, será realizada sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados, onde são esperadas lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Balanço da primeira fase do Congresso

Até chegar à segunda etapa do CNP, foram realizados 500 eventos precursores, entre março e julho, com a participação de aproximadamente 50 mil profissionais que apresentaram 10 mil proposições. Em uma etapa de sistematização, essas propostas foram consolidadas em 1500 e apresentadas, entre maio e julho, nos 27 Congressos Estaduais, onde estiveram reunidos 4 mil participantes. Dessa etapa estadual, renderam 438 proposições, posteriormente consolidadas em 61 propostas nacionais que foram levadas à primeira etapa, realizada em Gramado entre 11 e 14 de setembro. Essa fase nacional reuniu 1.035 participantes, sendo 493 delegados, 84 convidados e 493 profissionais. Nessa etapa e após apreciação das 61 sugestões, chegou-se às 49 Propostas Nacionais Sistematizadas.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE