Estão abertas as inscrições para o curso de Inspeção em Estádios de Futebol

O Clube de Engenharia de Pernambuco e o Instituto Pernambucano de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ipeape), com o apoio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), realizam, de 25 a 28 de novembro, no Recife, o curso de Inspeção em Estádio de Futebol. As aulas serão ministradas pelo professor e engenheiro civil Romilde Almeida Oliveira e pelo também professor e engenheiro eletricista Carlos Campos, na sede Clube de Engenharia, localizada na Rua Real da Torre, nº 501, Madalena, no Recife.

Na capacitação serão apresentadas as diretrizes básicas e requisito mínimo para elaboração de laudos de inspeção, a partir de vistoria de engenharia em estádios de futebol, conforme determinado no Decreto Federal nº 6.795, de 16 de março de 2009, e regulamentado na Portaria do Ministério do Esporte nº 124, de 17 de julho de 2009.

O curso dará  as condições mínimas exigidas para que o profissional se cadastre junto ao Crea-PE, que irá elaborar uma lista de profissionais habilitados para exercerem serviços de Engenharia e Arquitetura. Esse cadastro será disponibilizado para o Ministério do Esporte (ME), Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

As aulas serão ministradas de 25 a 27, das 18h às 22h. Já no sábado, o programa inicia das 8h às 12h e das 13h às 22h, totalizando 22 horas/aulas. O valor do investimento é de R$ 300,00. Sócios em dia com o Clube de Engenharia e com o Ipeape pagam R$ 250,00. As inscrições estão sendo realizadas na sede do Crea-PE, na Av. Agamenon Magalhães, 2978, Espinheiro, no Recife. O pagamento deve ser feito em depósito no Banco Real, na conta corrente 7791373-01, da agência 0295. Mais informações: 3423-4383, nos ramais 268 ou 249 (Crea-PE) ou 3445-2221 (Ipeape).

Abaixo segue o Programa

Apresentação dos conceitos e definições de Vistoria, Inspeção e Manutenção, conforme a Norma de Inspeção do IBAPE/SP – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo, ABNT NBR 5674 – Manutenção de Edificações: Procedimentos e ABNT NBR 13752 – Perícias de engenharia na construção civil.

Apresentação do critério e método para as vistorias e inspeções nos estádios de futebol que abrange:

(i) formas de constatação e classificação das não conformidades técnicas, de uso e de manutenção nos diversos sistemas construtivos;

(ii) classificação quanto à origem em falhas e anomalias;

(iii) classificação quanto ao grau de risco, de acordo com aspectos de segurança, saúde, deterioração precoce e perda de desempenho, operacionalidade etc.

Apresentação das listas de verificações, requisitos mínimos, nos termos da Portaria 124, com destaque para os seguintes sistemas construtivos: estrutura; impermeabilização; vedações; revestimentos; esquadrias; coberturas e telhados; instalações hidráulicas; instalações elétricas; proteção contra descargas atmosféricas; combate a incêndios e segurança.

Comentários sobre as listas de criticidade e orientações técnicas que deverão conter nos Laudos

Apresentação de casos práticos de inspeção predial com emprego dos conceitos, métodos e critérios apresentados.

Tópicos essenciais para elaboração do Laudo

Responsabilidade profissional

Panorama dos estádios pernambucanos

Visita técnica a um estádio de futebol

Público Alvo: engenheiros civis, mecânicos, eletricistas, agrônomos, arquitetos e arquitetos e urbanistas, que desejam se cadastrar nos Creas para a prestação de serviços de elaboração de Laudos de Vistoria de Engenharia ou Inspeção Predial nos estádios de futebol brasileiros.