Estudantes recebem orientações sobre Receituário Agronômico

Recife, 18 de novembro de 2009 – Cerca de 70 alunos participaram da 7ª Semana de Agronomia organizada pela Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Faciagra), entre os dias 9 e 13 de novembro. Na programação, o engenheiro agrônomo e assessor técnico do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Fábio Barros, ministrou minicurso sobre Receituário Agronômico.

O evento teve como público alvo, estudantes das Engenharias Agronômica e Florestal, especialmente os que cursam o último período da graduação onde é ministrada a cadeira de Controle de Pragas. De acordo com Fábio Barros, na oportunidade, os alunos conhecerem o receituário agronômico, além de esclarecerem dúvidas sobre o Sistema Confea/Crea/Mútua.

Durante o minicurso, o assessor abordou a história e a importância do documento e explicou de maneira breve, os tipos de praga, as características dos agrotóxicos brasileiros e a prescrição do receituário. “Os participantes fizeram uma grande revisão de alguns assuntos abordados durante a graduação e conheceram também o Sistema Agrofit, que é um banco de dados que o Ministério da Agricultura disponibiliza com informações sobre agrotóxicos”, explicou Barros.

Os receituários agronômicos são documentos técnicos elaborados por profissionais habilitados da área agrícola, que por meio deles prescrevem os produtos mais indicados para o controle de pragas nas plantações.

A partir disso, o Ministério da Agricultura tornou obrigatório o uso dos receituários. Os Conselhos Regionais são responsáveis pelo controle da atividade técnica e o uso é fiscalizado pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro-PE). A Semana contou ainda com debates de diversos profissionais da área que abordaram temas como a Agroecologia, a Bovinocultura, a Agricultura Orgânica e o Manejo Florestal na Caatinga.

Rui Gonçalves

ASC do Crea-PE