Exposição fotográfica Elas em Foco presta homenagem às profissionais pelo Dia Internacional da Mulher

Segunda edição da mostra fotográfica produzida pelo Crea-PE, que reúne 20 mulheres ligadas às entidades de classe, instituições de ensino e servidoras do Conselho, será aberta na segunda-feira (13), a partir das 15h

Elas têm histórias profissionais parecidas. Sofreram preconceito por ser mulher, enfrentaram um universo muito masculinizado para construir suas carreiras, mas venceram e mostraram o quanto são capazes de brilhar no mercado de trabalho. São mulheres de várias gerações, formação, experiências e oportunidades diversas, além de muitas conquistas.

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, o Crea-PE retrata 20 mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências, na Exposição “Elas em Foco”, que será aberta no dia 13 de março (segunda), no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Esta é a segunda edição da mostra, que em 2022 retratou 14 mulheres.

As profissionais escolhidas foram indicadas pelas entidades com representação no Conselho, instituições de ensino e o próprio Crea-PE. O objetivo é homenagear todas as mulheres do Sistema Crea/Confea e Mútua.

“Hoje, as mulheres têm mais força para reivindicar seu espaço. Com acesso ao trabalho e cursos podem fazer o que quiser”, atesta a agrônoma Liliana Ramos, gerente de Atendimento, Registro e Acervo Técnico, que se sentiu muito honrada em representar as mulheres do Crea-PE. Apaixonada pela profissão, Liliane Ramos disse que não sentiu relação de desigualdade durante o curso, apesar da turma ser na maioria masculina.

Surpresa com a indicação pelo Ibape, a engenheira agrônoma e perita federal agrária do Incra Priscilla Martinelli, observa que a exposição é muito feliz em destacar a importância das mulheres engenheiras, apostando na diversidade das profissionais. “A categoria é mais conservadora do que a média da sociedade, mas temos avançado muito por conta das próprias mulheres, que estão indo atrás dos seus espaços”, afirmou.

“O futuro é de oportunidades, de equidade. Estamos numa fase cada vez melhor. O futuro das mulheres é cada vez mais brilhante”, aposta a engenheira civil Micaella Raíssa Falcão de Moura, que é professora da Unicap há três anos. “Estou completando dez anos de formada e a nova geração já é muito diferente. Não abaixa a cabeça, está de igual para igual no mercado e ocupa posições de liderança”, afirma.

Prestigie a exposição! Contamos com a sua presença!

As homenageadas no Elas em Foco são: Márcia Cristina de Souza Matos Carneiro (ABECA), Sheila Cavalcanti, Sheila Cavalcanti Pereira (ABENC), Carmem Carneiro Lima (AEAMBS), Magda Simone Leite Pereira Cruz (AEP-PE), Giane Maria de Lira (AESGA), Andrea Florêncio da Silva (AESPE), Lucila Ester Prado Borges (AGP), Olímpia Cássia de Sá Araújo (ANBEM), Janaína Teixeira da Silva (APEEF) Janine Souza da Cruz (ASSEA), Danusa Correia de Araújo (TESLA), Liliana de Almeida Ramos (CREA-PE), Isabelle M. J. Meunier (CTP), Priscilla Ferreira Martinelli (IBAPE), Cláudia Fernanda da Fonsêca Oliveira (MÚTUA-PE), Silvania Maria da Silva (SENGE), Macirleide Duarte dos Santos Moura (UFPE), Ceres Duarte Guedes Cabral de Almeida (UFRPE), Micaella Raíssa Falcão de Moura (UNICAP) e Maria da Conceição Justino de Andrade (UPE).