Falece Ivo Mendes Lima, ex-presidente do Crea-PR

Recife, 25 de março de 2013

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, lamenta o falecimento, ocorrido n domingo (24), do engenheiro civil Ivo Mendes Lima, que presidiu o Crea-PR por dois mandatos (1985/1990). “Lamentamos profundamente a perda de Ivo Mendes, que trabalhou com afinco pelos interesses dos profissionais do Sistema. Solidarizamo-nos com todos os seus familiares e amigos”, disse José Mário.

O chefe de Gabinete do Crea-PE, Osvaldo Fonsêca, que foi presidente no mesmo período de Ivo Mendes, destacou a importância dele na implantação do programa de assistência técnica gratuita para a população de baixa renda, através das entidades de classes profissionais.

Formado pela Universidade Federal do Paraná, em 1974, durante sua vida assumiu papel de liderança e trabalhou com a responsabilidade de representar os interesses dos profissionais. O velório aconteceu ainda no mesmo dia, em Curitiba, na Capela 5 do Cemitério Parque Iguaçu, localizado na Av. Nicolau José Gravina, 292, bairro Cascatinha. O sepultamento ocorreu na segunda-feira, no mesmo local.

Segundo o presidente do Crea-PR, Joel Krüger, seu falecimento representa uma grande perda para a Engenharia nacional. “Durante toda sua vida, Ivo Mendes Lima defendeu com vigor e determinação os interesses das profissões representadas pelo Sistema Confea/Crea. Neste momento, só podemos agradecer toda a dedicação que empenhou na valorização das nossas profissões”.

Na vida profissional, Ivo Mendes Lima exerceu atividades na construção civil e atuou como Consultor de Planos Diretores, Planos de Habitação de Interesse Social e Planos de Regularização Fundiária Sustentável, no Estado do Paraná e fora dele.

Na vida pública, foi Secretário Nacional da Habitação e diretor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, ambos no ano de 1992. Foi assessor e superintendente de Planejamento da Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional (1985-1990), Presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba – COHAB/CT (1993-1997), Presidente do Conselho de Administração do PARANACIDADE (1996-1998), Consultor, cadastrado, no Ministério das Cidades, para a Elaboração de Planos Diretores Municipais Participativos (2005).

Na área classista foi presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia do Paraná – DAEP (1973-1974), Presidente do CREA – PR, foi reeleito para um segundo mandato conquistado pelo voto direto, por proposta de sua autoria, 2º Vice Presidente da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (1992-1994), Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (1995-1996), 3ª Vice Presidente da FEBRAE (2004-2006) e Diretor Alterno da União Panamericana de Associações de Engenheiros – UPADI (2004-2006).