Crea-PE

Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô atuará como interlocutor com o governo do Estado

Movimento, gestado pelo Crea-PE e Sindmetro-PE, foi lançado nesta quinta-feira. Governo estadual descartou a estadualização da empresa

 

O Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô já surge com a responsabilidade de ser o interlocutor com o Governo do Estado sobre as questões que envolvem o Metrô do Recife. A responsabilidade foi incubida pelo próprio governador de Pernambuco, Paulo Câmara, numa reunião que teve com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) na noite desta quarta-feira (25). No encontro, Câmara garantiu não ter interesse em administrar o metrô ou buscar sua privatização.

O governador designou o fórum como interlocutor com o Governo do Estado. O movimento, gestado na primeira reunião entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco e o Sindmetro-PE, realizada em 13 de maio, na sede do Crea-PE, foi lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira (26), no auditório do Edifício Sede – Estação Werneck. O evento ganhou força com a presença da vice-governadora Luciana Santos. Em sua fala, ela reafirmou o compromisso de Paulo Câmara em não estadualizar o metrô.

“Qualquer diálogo, qualquer decisão sobre o metrô, ela passará aqui por esse fórum. Ela terá como ponto de partida a decisão, o diálogo com essa instância, que é a instância principal da sociedade civil organizada. Nós queremos retomar esse tempo de investimento e decisão. Podem contar consco”, garantiu Luciana Santos. A vice-governadora declarou: “Acho que é uma grande iniciativa a criação desse fórum. É um fórum que compreende que essa não é uma luta do metroviário e da metroviária. É uma luta de interesse público, do interesse das pessoas, dos pernambucanos e pernambucanas. Por isso a importância de ter essa apresentação, de ter o Crea, de ter o sindicato, de ter a CUT, de ter estudante, a sociedade civil, a OAB para cuidar de um assunto que é de todos.”

“Precisamos estar juntos dos profissionais, da sociedade, numa luta dinâmica pelos interesses da sociedade, em defesa desta empresa”, defendeu o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. No seu pronunciamento no lançamento do fórum, Lucena ressaltou: “nós temos as nossas diferenças. Que elas não sejam obstáculos para que a gente possa construir o que nós desejamos em cima das essências, da espinha dorsal: uma empresa pública, uma empresa que preste um serviço de excelência como já prestou, como pode prestar. Mas para isso precisa ter recursos, receber investimento.”

Lucena assegura que o Conselho não vai deixar os profissionais da engenharia sozinhos nesse embate sozinho na defesa desta empresa que presta o serviço para quem mais precisa, os trabalhadores. “É isso que queremos: um Conselho que esteja junto dos profissionais, mas acima de tudo, junto da sociedade. Contem conosco na construção deste fórum”, sublinhou o presidente do Crea-PE.

No lançamento do fórum, o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, destacou a importância de incorporar no debate entidades como o Crea e a OAB. Neste momento é importantíssimo discutir a mobilidade, principalmente a questão do metrô e por tudo que hoje ele passa”, ressalta Soares. Ele projeta um resgate do metrô da época dos anos 1980, quando chegou a transportar em torno de 400 mil pessoas/dia. “Hoje transportamos em média 170 mil/200 mil pessoas por dia e é necessário que a gente amplie isso. É importante a gente ter verbas necessárias, mais verba de manutenção, para que a gente possa atender bem mais gente, mais pessoas”, explica Soares.

Os próximos passos do fórum serão reuniões setoriais dos problemas do metrô com o corpo técnico da empresa e com o Crea em busca de alternativas viáveis. “O fórum vai realizar uma série de reuniões técnicas e constantes para tratar de todas as questões relativas ao metrô. Tanto com o Crea quanto com o corpo técnico da empresa para que a gente possa avançar na recuperação do metrô”, reafirma Soares.

No evento, a mesa foi composta por Luiz Soares; Adriano Lucena; Luciana Santos; o presidente da CTB, Helmilton Beserra; o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha; o representante do corpo técnico, Sérgio Sobrinho; a presidente da Fenamentro, Alda Lúcia; a diretora do Sindmetro-PE, Telma Guedes; o diretor da UEP, Will Jones; o vereador do Recife, Joselito Ferreira; e o representante dos trabalhadores do Conselho da CBTU, Cirano Lopes. Também participaram do lançamento do fórum o superintendente de Gestão do Crea-PE, Marcos André Carvalho, e o presidente do Sindicato dos Engenheiros Civis de Pernambuco (Senge-PE) e conselheiro do Crea-PE, Morzart Bandeira.

 

Pular para o conteúdo