Garanhuns elegeu duas delegadas para o 11º CEP-PE durante o encontro microrregional realizado na última sexta-feira (05)

Letícia Maria Costa Ferreira e Grazielle Bernardo vão defender as propostas aprovadas no evento no encontro dos dias 26 e 27 de agosto, no Recife

CEP Garanhuns

O encontro microrregional preparatório para o 11° Congresso Estadual de Pernambuco de Garanhuns, que aconteceu na última sexta-feira (05), mostrou a força feminina nas engenharias, agronomia e geociências. Elegeu duas delegadas para defender as propostas aprovadas no evento da sexta: Letícia Maria Costa Ferreira e Grazielle Bernardo.

Não é à toa que a inspetoria de Garanhuns é a única do Crea-PE que tem o quadro de inspetoras: Juliane Beatriz dos Santos Leal (coordenadora), Monnykhe Lorena de Oliveira Melo (secretária) e Grazielle Bernardo (tesoureira). No encontro, Garanhuns entrou no ranking do terceiro evento com o maior número de participantes, ficando atrás de Petrolina e Caruaru.

O encontro de Garanhuns coletou propostas dos profissionais do município e região que devem ajudar a nortear melhorias para a sociedade com definições para planos de governos. Foi o 14º evento entre os encontros nas cidades que o Crea-PE tenha inspetoria, além do encontro que foi voltado para coletar as propostas das entidades de classe ligadas ao Conselho pernambucano.

A mesa de abertura foi formada pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena; pela secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Garanhuns, Pâmela Rodrigues Azevedo; pelo diretor geral do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Garanhuns, José Roberto Amaral do Nascimento. Também estavam presentes a inspetora secretária de Garanhuns, Monnykhe Lorena de Oliveira Melo; a inspetora tesoureira de Garanhuns, Grazielle Bernardo; e o membro da Comissão Organização Regional do 11° CEP-PE, Pedro Paulo da Silva Fonseca.

Para a plateia de estudantes e profissionais, Adriano Lucena falou sobre o Crea-PE, como está sendo construído este novo Conselho, com a contribuição de todos e para todos. “O Crea tem que ser de todas as modalidades. Nesse gestão, é igual para homens e mulheres e para as modalidades”, assegurou o presidente.

O encontro aconteceu no auditório do IFPE, palco das discussões das propostas apresentadas para os três eixos temáticos: Inovação Tecnológica, Infraestrutura e Atuação Profissional. Foram apresentadas e aprovadas oito propostas.

As delegadas eleitas na noite da sexta-feira já têm um compromisso com os profissionais da região: elas irão defender as propostas aprovadas neste encontro durante o 11º CEP-PE, que acontece dias 26 e 27 de agosto, no Recife.

Para entender melhor a importância destes seminários para os profissionais, o Confea promove a cada três anos o CNP. Este congresso é um fórum apoiado pelos Conselhos Regionais e pelas entidades nacionais. O objetivo é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação. Isso, com a participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Para este ano, o Congresso teve como pauta aprovada pelo plenário do Confea o tema central: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. O assunto será abordado em três eixos de discussão, sendo eles: Inovações Tecnológicas, Infraestrutura e Valorização Profissional.