Profissionais do sistema Confea/Crea de Jaboatão e região aprovaram propostas para o 11º CEP-PE na última quinta-feira (04)

No evento, foi eleita por unanimidade a delegada do município, Ana Rosemira Peixoto Sampaio Cavalcanti, que irá defender as sugestões aprovadas no encontro

CEP Jaboatão dos Guararapes

Jaboatão dos Guarararapes sediou, na noite desta quinta-feira (4), o décimo quarto encontro microrregional preparatório para o 11º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE). O evento reuniu profissionais das engenharias, agronomia e geociências, que apresentaram propostas nos três eixos temáticos: inovação tecnológica, infraestrutura e valorização profissional.

A mesa de abertura foi formada pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena; pelo secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico de Jaboatão dos Guararapes, Roberto Alves dos Santos; pelo gerente de Campus da Universidade Guararapes, Nuno Ricardo Tiene; pela inspetora secretária Ana Rosemira Peixoto Sampaio Cavalcanti; e pelo coordenador adjunto da Comissão Organizadora do 11° CEP-PE, Nailson Pacelli.

O encontro deu oportunidade aos profissionais contribuírem com propostas em benefício da categoria e bem-estar da sociedade. O evento aconteceu no auditório da UNIFG – Unidade Piedade.

Os profissionais presentes apresentaram propostas nos três eixos temáticos que norteiam o Congresso Nacional de Profissionais, que acontecerá de 6 a 8 de outubro, em Goiânia (GO). Na noite, os presentes apresentaram cinco propostas nos três grupos, com a aprovação de todas.

Entre as propostas apresentadas, teve a da criação do prêmio de Crea de Inovação. A ideia é estimular, via premiação, soluções com inovações tecnológicas criadas pelos profissionais do sistema Confea/Crea. Seriam contemplados diversas categorias, incluindo estudantes.

Ainda no evento foi escolhida a delegada de Jaboatão dos Guararapes: Ana Rosemira Peixoto Sampaio Cavalcanti. Ela irá defender as propostas aprovadas neste encontro durante o 11º CEP-PE, que acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Recife. A delegada eleita comprometeu-se em representar a mulher na engenharia e na defesa das propostas do município.

“O Crea é feito por um pedaço de todos nós, profissionais que buscam uma boa engenharia, agronomia e geociências, além de fazer a diferença na vida das pessoas. Para construir um Conselho diferente precisamos participar ativamente. Estamos construindo um Crea cada vez mais forte com a participação de todos vocês”, ressaltou Lucena.

Para entender melhor a importância destes seminários para os profissionais, o Confea promove a cada três anos o CNP. Este congresso é um fórum apoiado pelos Conselhos Regionais e pelas entidades nacionais. O objetivo é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação. Isso, com a participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Para este ano, o Congresso teve como pauta aprovada pelo plenário do Confea o tema central: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. O assunto será abordado em três eixos de discussão, sendo eles: Inovações Tecnológicas, Infraestrutura e Valorização Profissional.