Grupo técnico em defesa da ferrovia Transnordestina faz visita ao Crea-PE

Representantes de entidades da engenharia, do setor ferroviário e petroleiro entregaram ao presidente do Crea-PE carta defendendo ações para viabilizar a ferrovia

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebeu, nesta segunda-feira (19), um grupo técnico em defesa da retomada da ferrovia Transnordestina. Representantes de entidades da engenharia, do setor ferroviário e petroleiro, entregaram um documento com propostas para viabilizar o projeto. Além disso, propuseram juntar forças com o Conselho em defesa da conclusão da ferrovia.

O documento aponta a distribuição de combustíveis e de fertilizantes para viabilizar o transporte de cargas, no trecho Suape-Salgueiro da ferrovia, que se encontra paralisado. Uma das ideias apresentadas é a construção de um terminal terrestre da Transpetro, em Salgueiro, para distribuição dessas cargas na região.

Pelo grupo pró-Transnordestina participaram Mozart Arnaud, representando o Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE), Marcilio Cunha, da Associação Nordeste de Logística (Anelog), o engenheiro Mário Barbosa e Fernando Ramos, da Petrobras. Participam ainda do grupo os sindicatos dos Petroleiros, Ferroviários e Metroviários, e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O presidente do Crea-PE foi convidado a participar de algumas ações articuladas pelo grupo técnico, a exemplo de audiências públicas em Salgueiro e na Assembleia Legislativa de Pernambuco sobre a ferrovia. Adriano Lucena destacou a trajetória do Conselho no debate com a sociedade e as articulações em torno da retomada da Transnordestina e da recuperação da malha ferroviária do Nordeste, favorecendo também outros estados da região.

“Queremos desenvolver não apenas Suape, mas todos os portos do Nordeste”, afirmou Adriano Lucena. O presidente avaliou que a região vem sofrendo perdas com o abandono do modal ferroviário ao longo dos anos. A situação se agravou em dezembro com a oficialização da entrega à União da malha de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba pela concessionária Transnordestina Logística S.A. (TLSA).

O Crea-PE lidera o movimento Transnordestina Já, que reúne representantes da sociedade civil e está sendo ampliado com o ingresso de representantes dos Creas, Sinduscons e Federação das Indústrias dos outros estados penalizados com o abandono da malha ferroviária.