I Encontro Profissional Cidadão acontece em Garanahuns

Profissionais e estudantes reuniram-se, hoje (3), no auditório da Autarquia Superior de Ensino de Garanhuns, para debater assuntos referentes ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e temas urbanos durante o I Encontro Profissional Cidadão – Regional Garanhuns. Na abertura, estiveram presentes o chefe de Gabinete do Conselho, Osvaldo Fonsêca, o Inspetor Regional do Crea-PE, em Garanhuns, Aristóteles Bastos, a secretária de Planejamento de Garanhuns Mariana Braga, e a arquiteta Polyana Ramos da Prefeitura de Terezinha.

Pela manhã, o chefe da Divisão de Suporte e Manutenção do Conselho, Silas Barbosa, esclareceu as dúvidas sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Receituário Agronômico On-line. O treinamento foi feito através de um passo-a-passo do serviço oferecido pela internet disponível no Portal do Crea-PE. Após as explicações, os profissionais perceberam as facilidades fornecidas pelo sistema implantado desde o ano passado.

No horário da tarde, o momento foi para o debate sobre as questões legais e o Sistema Confea/Crea e Mútua, com foco na fiscalização do exercício profissional. Para o tema, foram convidados a assessora Jurídica do Conselho, Ana Rita Falcão, o promotor de Justiça de Pernambuco regional Garanhuns, Alexandre Bezerra, e o conselheiro e presidente da Associação Pernambucana dos Engenheiros Florestais (Apeef), Marcílio Luna. A advogada Ana Rita explicou para os presentes que o Conselho, como uma autarquia federal, só pode atuar dentro daquilo que a lei permite. O entendimento entre os presentes foi em relação à construção de convênios de acordo técnico entre os órgãos públicos com o objetivo de garantir o bem-estar e segurança da sociedade.

Após as discussões técnicas, foi a vez dos candidatos à presidência do Conselho se apresentarem e defender suas propostas para o triênio 2012 a 2014. Estiveram presentes o engenheiro eletricista Roberto Freire (27) e o engenheiro civil José Mário Cavalcanti (20). O mesmo convite foi feito ao candidato Adriano Lucena, que não compareceu por incompatibilidade de agenda, de acordo com a assessoria de imprensa do candidato. As eleições do Sistema Confea serão no dia 8 de novembro, no horário de 9h às 19h.

O I Encontro Profissional Cidadão segue até amanhã com temas urbanos, a exemplo de acessibilidade, arborização e ajardinamento, plano diretor, sustentabilidade ambiental, manejo das águas, meio ambiente, habitação popular, entre outros. O evento é gratuito e aberto ao público.

Kele Gualberto
ASC do Crea-PE