II Seminário de Fiscalização capacita profissionais do Crea-PE em Gravatá

Palestras apresentadas no primeiro dia do evento trataram de temas como Processos éticos, receituário agronômico, fiscalização de barragens e de hospitais e planejamento das ações fiscalizadoras do Conselho

A equipe de Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco debateu, nesta segunda-feira (26), em Gravatá, temas relevantes para a execução do trabalho. A capacitação dos profissionais é o mote do II Seminário de Fiscalização do Crea-PE, que reúne fiscais e colaboradores até a quarta-feira (28). Na abertura do evento, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, falou sobre o papel educativo e de conscientização dos fiscais. Também lembrou a importância da interiorização do Conselho. “É fundamental que nossa presença seja voltada aos 184 municípios pernambucanos, com a soma das engenharias”, afirmou Lucena, que participou de forma virtual.

Estavam presentes na mesa de abertura o secretário de Planejamento e Orçamento de Gravatá, Vital Medeiros de Melo; o superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni; a gerente de Fiscalização do Conselho, Flávia Assunção; e Elizeu Freitas, inspetor coordenador de Gravatá.

Vital Medeiros destacou a importância do Crea como defensor das cidades. Já o superintendente Nielsen Christianni disse que a capacitação dos profissionais é importante para revisitar e incorporar as ações estratégicas do Conselho.

O coordenador da Comissão de Ética do Crea-PE, Jurandir Liberal, explicou como ocorre o processo na Comissão de Ética, e que a denúncia deve ser bem fundamentada. Thiago Gomes, assistente técnico do Crea, defendeu que a instauração do processo ético deve começar na fiscalização. O debate com os fiscais girou em torno da eficácia da punição ao não cumprimento da legislação por profissionais e empresas.

Jurandir Barbosa Cavalcante Júnior, gerente estadual de Inspeção Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária (Adagro), defendeu uma ação conjunta com o Crea na fiscalização.

Barragens

Monitoramento de barragens e hospitais e planejamento da fiscalização também entraram na pauta do Seminário. Na palestra sobre Fiscalização de Barragens, o conselheiro titular do Crea-MG, Geraldo Magella, falou sobre sua experiência como integrante do Grupo de Trabalho de Fiscalização de Barragens do Conselho em Minas Gerais. Magella ressaltou a necessidade dos fiscais conhecerem os tipos de barragens, a legislação e atuar em parceria com órgãos estaduais e federais de monitoramento.

O superintendente Técnico do Conselho, Nielsen Christianni, revelou que o Crea-PE está montando um cadastro das barragens existentes em Pernambuco.

Em seguida, Florêncio Absalão, coordenador do Comitê de Modernização da Gestão do Crea-PE, falou sobre a Fiscalização nos hospitais. Ele ressaltou que é preciso mostrar aos gestores a importância do trabalho dos engenheiros Clínico e Predial na área de saúde. “A fiscalização bem feita ajuda os hospitais a melhorar seus processos e agrega valor à saúde da população”, afirmou.

O superintendente Técnico do Crea apresentou o contexto, os objetivos e as diretrizes do planejamento para melhoria dos resultados da fiscalização. Também fez um balanço das ações do Conselho em 2022, mostrando a ampliação da presença do Crea-PE nos municípios. “A fiscalização é um dos elos para o conhecimento do Crea pela sociedade”, afirmou.

Na terça-feira (27) as palestras vão abordar procedimentos de fiscalização nas áreas de Agronomia; Geologia e Minas; Mecânica e Química. Haverá também orientação para as atividades práticas da quarta-feira (28).