Crea-PE

Inicia nesta quinta-feira o curso de Recuperação de Áreas Degradadas

Começa amanhã (17) o curso de Recuperação de Áreas Degradadas promovido pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade) promove, com apoio da Comissão Permanente do Meio Ambiente (CPMA) do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). O evento segue até sexta-feira, no auditório do Crea-PE. A palestra será ministrada pelo professor do departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal do Paraná, Maurício Balensiefer.

O curso, que tem como objetivo o repasse de conceitos e práticas com vistas à elaboração de Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs) e a promoção da discussão de práticas e procedimentos e bases legais em programas de RAD, é voltado para engenheiros agrônomos, florestais, civis e de minas, além de arquitetos geólogos, biólogos, especialidades afins, técnicos de mineradoras, rodovias, barragens, agropecuária, urbanização, estudantes e interessados em geral. 

Consta da programação do encontro, que será conduzido pelo professor do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maurício Balensiefer, tratará sobre a terminologia aplicada à RAD; técnicas silviculturais aplicadas à RAD, a bioengenharia na RAD sobre a nova instrução normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) entre outros.

O investimento para os participantes é de R$ 300 com certificados fornecidos pela Sobrade. Informações pelo fone (41) 3360.4255. As vagas são limitadas e as fichas de inscrições podem ser solicitadas pelo e-mail: cursos@sobrade.com.br.

Abaixo segue a ementa do curso: 

1. Terminologia aplicada à RAD;

2. A Multidisciplinaridade do tema e atribuições profissionais;

3. Recuperação/restauração: princípios e paradigmas. Sucessão e interação planta-animal como mecanismo da restauração da biodiversidade;

4. Técnicas silviculturais aplicadas à RAD (preparo do local, seleção de espécies, produção e manejo de sementes e mudas, implantação e tratos culturais, Nucleação na RAD: funções e técnicas: transposição de solo, chuva de sementes, poleiros artificiais;

5. A Bioengenharia na RAD

6. Nova Instrução Normativa do IBAMA: Como elaborar projetos.

7. RAD em áreas de agricultura e pecuária: Sistemas agroflorestais e recuperação de ambientes ciliares e reserva legal;

8. RAD em áreas de mineração: Preparo do terreno. Recuperação de substratos e estudos de caso;

9. Avaliação e Monitoramento de áreas em recuperação:critérios e parâmetros.

ASC do Crea-PE

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo