Crea-PE

Inspetores Regionais participam pela 1º vez da Soeaa

Pela primeira vez, os Inspetores Regionais do Crea-PE (Crea-PE) participaram da Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia (SOEAA), que neste ano, ocorreu na cidade de Florianópolis (SC). O pleito pela participação foi feito pelo Inspetor Coordenador de Araripina, Evandro Alencar, com o apoio dos outros inspetores, tendo sido acatado pela Diretoria e aprovado pelos conselheiros. Na opinião da maioria dos inspetores, essa experiência foi positiva porque permitiu a possibilidade de adquirir novos conhecimentos úteis no dia a dia.

 
“Somos parte do Sistema, mas como estamos distante da sede éramos esquecidos. Agora, foi nos dada a oportunidade de melhorar os nossos conhecimentos sobre o Sistema com as informações repassadas na Soeaa, além de permitir a integração. A consequência será uma participação mais efetiva dos inspetores e o comprometimento. Passamos a nos sentir valorizados”, afirmou Evandro Alencar.
 
Ele lembrou que houve mudança de olhar do Conselho para os profissionais do Interior. “No ano passado, conseguimos levar para Araripina o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, e outros seis presidentes de Creas do Nordeste”, recordou.      
 
Para do Inspetor Coordenador de Arcoverde, Wellington Mucarbel, o evento ficou acima das expectativas, com palestras bem exploradas e um espaço adequado. Na opinião dele, um dos melhores momentos do encontro foi o seminário sobre acessibilidade urbana. “Eu, que trabalho no Poder Público, levarei o conhecimento daqui para aplicar na minha cidade, como exemplo sinalização para deficientes físicos”, destacou.
 
Como a Mata Norte de Pernambuco sofre com enchentes, o Inspetor Tesoureiro de Goiana, Antístenes Pereira de Lima, ressaltou a palestra “Inovação no Enfrentamento de Desastres Naturais e Socioambientais”. “Precisamos pensar em uma forma diferente para construir as estruturas, inovando em tecnologia para estarmos preparados para minimizar os efeitos dos desastres naturais e potencializar as estruturas edificantes”, apontou.
 
O Inspetor Coordenador de Gravatá, Eratóstenes Viana, sugeriu que fossem reduzidos os números de palestrantes para que os mesmos tivessem mais tempo e explorassem ainda mais os assuntos abordados. “Participei do Fórum dos Inspetores e vou levar essa experiência para a inspetoria se adequar às necessidades”, contou Viana.
 
Para o Inspetor Tesoureiro de Salgueiro, Ernando de Carvalho Filho, o Fórum de Eficiência Energética trouxe conhecimentos e que deverão ser aplicados no dia a dia. “É importante entender que precisamos não só produzir mais energia como também melhorar o aproveitamento energético. Se não houver conscientização, não haverá produção suficiente para atender toda a demanda. Vou voltar para minha cidade e replicar o que aprendi”, explicou.
 
Ainda participaram ativamente da Soeaa os inspetores: Erison Barros (Carpina), de Antônio Dagoberto de Oliveira (Caruaru), Aristóteles Bastos (Garanhuns), Jomar Martins (Cabo), Urbano da Costa Lins (Petrolina), Roberta Meneses (Serra Talhada).

Kele Gualberto

ASC do Crea-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content