Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás natural realiza workshop no Recife

Recife, 03 de setembro de 2009 – O Escritório Regional em Pernambuco do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis realiza, na próxima quinta-feira (10), o workshop “A indústrias do Petróleo”, na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). O workshop apresentará o potencial de investimento e oportunidades da indústria do petróleo, tanto para empresas fabricantes de equipamentos como para empresas de serviços.

Na programação do evento, a engenheira sênior da Petrobras, Andréa Nicolino de Sá, ministra palestra sobre o Upstream, método de exploração e produção de petróleo. O upstream é a área da indústria petrolífera que cuida da exploração, perfuração e produção de petróleo e gás natural, desde descoberta e a extração de reservas de óleo e gás, principal ativo da indústria.

O engenheiro Antônio Eraldo Câmara Porto irá apresentar técnicas de downstream, área que abrange atividades de refino e comercialização da matéria-prima. Já o downstream se ocupa do refino, do comércio e suprimento de petróleo e derivados, o grande gerador de recursos dessa cadeia, já que é a área que reúne os compradores dos produtos finais.

O programa ainda vai tratar de temas como o mercado internacional de petróleo e seus derivados, noções de refino de petróleo, perspectivas de mercado e os óleos pesados e a questão dos preços internacionais.

Serviço:

Workshop “A Indústria do Petróleo”

Data: 10/09/2009, das 8h30 às 18h

Local: FIEPE -1º andar. Av. Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro.

Inscrição: R$ 70,00

Informações e inscrição: 81 3412.8458/8459 e 21 2112.9061

Ou pelo site: www.ibp.org.br (link “Loja IBP”)

Fonte: Fiepe