Capa > Arquivo > Iphan realiza 26ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Iphan realiza 26ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Recife, 04 de junho de 2013

As inscrições para a 26ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), estão abertas até o próximo dia 17 de junho. O prêmio, que é uma homenagem ao primeiro presidente do IPHAN, foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

A novidade desta edição de 2013 fica por conta da criação das oito categorias que permitem ampliar a identificação e a participação da sociedade civil, de órgãos governamentais e de profissionais que desenvolvem ações e projetos de valorização, divulgação e preservação do patrimônio cultural. A partir desta 26ª edição, concorrem ao prêmio as seguintes categorias: I. Patrimônio Material: Bens Imóveis e Paisagens Naturais e Culturais; II. Patrimônio Material: Bens Móveis e Acervos Documentais; III. Patrimônio Imaterial; IV. Patrimônio Arqueológico; V. Políticas públicas, programas e projetos governamentais; VI. Responsabilidade Social; VII. Comunicação e mobilização social e VIII. Ações Educativas.

A premiação celebrará também os 120 anos de nascimento do modernista  Mário de Andrade que, em 1936, a pedido do então ministro da Educação, Gustavo Capanema, elaborou o anteprojeto de lei que resultou na organização jurídica da proteção do patrimônio cultural brasileiro e na criação do atual Iphan.

Inscrições
Os candidatos devem enviar o material impresso para as superintendências do Iphan, por via postal ou pessoalmente. Os endereços estão listados no edital, publicado no Diáio Oficial da União, no dia 24 de abril, e também  disponíveis no site do Iphan (www.iphan.gov.br). As superintendências promoverão a pré-seleção das ações correspondentes aos seus estados ou ao Distrito Federal e as ações selecionadas nestas etapas estaduais serão encaminhadas para a Comissão Nacional de Avaliação, que posteriormente anunciará os nomes dos vencedores nacionais. Os candidatos poderão esclarecer dúvidas e obter mais informações sobre o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade junto ao Departamento de Articulação e Fomento (DAF/Iphan) pelos telefones (61) 2024-5462, 2024-5463 e fax (61) 2024-5499 e também pelo e-mail premio.prmfa@iphan.gov.br.

ASC do Crea-PE
Com informações da DAF – ASCOM