Iphan realiza 26ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Recife, 04 de junho de 2013

As inscrições para a 26ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), estão abertas até o próximo dia 17 de junho. O prêmio, que é uma homenagem ao primeiro presidente do IPHAN, foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

A novidade desta edição de 2013 fica por conta da criação das oito categorias que permitem ampliar a identificação e a participação da sociedade civil, de órgãos governamentais e de profissionais que desenvolvem ações e projetos de valorização, divulgação e preservação do patrimônio cultural. A partir desta 26ª edição, concorrem ao prêmio as seguintes categorias: I. Patrimônio Material: Bens Imóveis e Paisagens Naturais e Culturais; II. Patrimônio Material: Bens Móveis e Acervos Documentais; III. Patrimônio Imaterial; IV. Patrimônio Arqueológico; V. Políticas públicas, programas e projetos governamentais; VI. Responsabilidade Social; VII. Comunicação e mobilização social e VIII. Ações Educativas.

A premiação celebrará também os 120 anos de nascimento do modernista  Mário de Andrade que, em 1936, a pedido do então ministro da Educação, Gustavo Capanema, elaborou o anteprojeto de lei que resultou na organização jurídica da proteção do patrimônio cultural brasileiro e na criação do atual Iphan.

Inscrições
Os candidatos devem enviar o material impresso para as superintendências do Iphan, por via postal ou pessoalmente. Os endereços estão listados no edital, publicado no Diáio Oficial da União, no dia 24 de abril, e também  disponíveis no site do Iphan (www.iphan.gov.br). As superintendências promoverão a pré-seleção das ações correspondentes aos seus estados ou ao Distrito Federal e as ações selecionadas nestas etapas estaduais serão encaminhadas para a Comissão Nacional de Avaliação, que posteriormente anunciará os nomes dos vencedores nacionais. Os candidatos poderão esclarecer dúvidas e obter mais informações sobre o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade junto ao Departamento de Articulação e Fomento (DAF/Iphan) pelos telefones (61) 2024-5462, 2024-5463 e fax (61) 2024-5499 e também pelo e-mail premio.prmfa@iphan.gov.br.

ASC do Crea-PE
Com informações da DAF – ASCOM