José Mário atua no GT de Reconstrução do Haiti

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, participou, na sede do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), em Brasília/DF, como representante do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea/Mútua, de reunião do Grupo Técnico de Reconstrução do Haiti.

Do encontro, coordenado pelo conselheiro federal engenheiro Agrônomo Kleber Santos, participaram também, o consultor técnico engenheiro civil Aluizio Câmara e o representante do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN), engenheiro civil Alexandre Santos, presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco (CEP).

Na pauta, constaram, entre outros assuntos, temas referentes à refundação do Colégio de Engenheiros e Arquitetos do Haiti e o programa de capacitação profissional para os técnicos haitianos.

O objetivo da proposta é requalificar e atualizar profissionais para realizarem, em conjunto com as nações cooperantes, o programa de reconstrução do Haiti. A demanda é uma sugestão da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), como uma das partes que cabe ao Confea em sua participação no Convênio de Cooperação Técnica, firmado com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a Agência de Cooperação Internacional Brasileira.

Ainda na oportunidade, foi apreciada uma minuta do projeto de fundação de um organismo colegiado nos moldes do Sistema Confea/Crea/Mútua que, após revisão, será apresentado a ABC para sua aprovação. Segundo o presidente do Crea-PE, esta é uma excelente oportunidade de incluir os profissionais do ramo tecnológico, de mais uma nação das Américas, no amplo projeto de integração previsto no movimento "Pensar as Américas", no caso específico, os profissionais do Haiti, que, no momento em que o país mais precisa, não possuem nenhum sistema de organização profissional.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE