José Mário faz palestra de abertura IV Simgeo

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) José Mário Cavalcanti participam, no domingo (06), a partir das 19h, da solenidade de abertura do IV Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (Simgeo), que acontece no Recife, até o dia 09 de maio, no Golden Tulip Recife Palace. No evento, que é organizado pelo Departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, o presidente José Mário fará a palestra de abertura sobre o tema “Engenharia: uma visão do mercado e da formação profissional”.

Na palestra, o presidente do Conselho faz uma reflexão sobre a real escassez da mão de obra dos profissionais das áreas tecnológicas frente ao crescimento da economia brasileira e do volume de obras estruturadoras em andamento no País. Como fonte o presidente utiliza a Edição Especial do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Radar nº12, que trabalha dados baseados no crescimento econômico e projeta a realidade do mercado e da formação profissional para 2020.

Dentre os objetivos do evento, que está na sua 4º edição, destaque para o intercâmbio técnico-científico na área de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação entre as diferentes instituições de pesquisa e ensino do Brasil, visando contribuir para a solução de problemas geoespaciais que afetam o desenvolvimento nacional, a divulgação do desenvolvimento de projetos de investigação científica na área das Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação na Região Nordeste e a criação de condições para o surgimento e consolidação de projetos de cooperação internacional na área das Ciências Geodésicas e Cartográficas no Brasil, entre outros.

Ainda na programação do IV Simgeo, será realizada uma exposição em homenagem ao professor Antônio Barreto Coutinho Neto, pioneiro da Escola de Engenharia de Pernambuco e um dos fundadores do curso de Engenharia Cartográfica da UFPE.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE