Live vai discutir a celebração e os desafios da engenharia de Pesca no Estado de Pernambuco

Participam do debate o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e o da AEP, Rodolfo Rangel. A transmissão será no Youtube

Para comemorar o Dia do Engenheiro de Pesca, celebrado nesta quinta-feira (14), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, em parceria com a Associação dos Engenheiros de Pesca  de Pernambuco (AEP-PE), realiza uma Live para debater as celebrações e os desafios do setor. A transmissão ao vivo tem início às 10h30 pela TV Crea-PE, no Youtube. Participam do bate-papo o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e o presidente da AEP, Rodolfo Rangel.

O presidente da AEP-PE, Rodolfo Rangel, explica que o principal desafio do setor é a Política Nacional de Desenvolvimento da Pesca e da Aquicultura e as suas configurações no estado de Pernambuco. De acordo com ele, foi elaborado um documento sobre o assunto para ser entregue aos gestores, órgãos e entidades de classe.

Ainda sobre os desafios, Rangel cita os avanços das fiscalizações, devido à invasão de profissionais não habilitados e de leigos nas atividades principais de pesca e aquicultura, beneficiamento de pescado e serviços correlatos; o salário mínimo profissional, iniciativa que está em andamento junto ao sindicato; e o estreitamento do relacionamento com as entidades de classe.

O presidente da AEP-PE também destaca a criação da ART social para a pesca artesanal com a finalidade de fiscalizar as embarcações da pesca artesanal e a emissão do documento para aquicultura familiar, com base na Lei 11326/ 2006, para atender aos que exploram reservatórios hídricos com superfície total de dois hectares ou que ocupem 500 m³ de água.

Para o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, esse debate é muito oportuno. “É importante falar sobre os desafios da engenharia de Pesca no Estado para que possamos avançar em políticas públicas que beneficiem o setor e todos os engenheiros de Pesca de Pernambuco”, ressaltou.

A Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado de Pernambuco completou 45 anos de atuação em 2023. A entidade foi criada em 1978, no Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), e tem como missão debater e defender a atividade pesqueira e a atuação e valorização dos profissionais de pesca.