Novos conselheiros Federais de Pernambuco são empossados nesta quarta (13)

Nesta quarta-feira (13/12), durante a Sessão Plenária nº 1.659, o plenário do Confea homologou o resultado da eleição e deu posse ao novo presidente do Confea, Vinicius Marquese, e aos seis novos conselheiros federais, titulares e suplentes que renovarão o terço do plenário de 2024. De Pernambuco, os conselheiros federais Nielsen Christianni e Luisa Peruniz (suplente), que representam a modalidade Agronomia, receberam a homologação. Eles assumirão o mandato a partir do próximo dia 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2026.

Durante a solenidade, Nielsen agradeceu aos engenheiros e engenheiras de Pernambuco, que escolheram a ele e Luisa para representar o estado na esfera federal. Também falou sobre o entusiasmo e compromisso em realizar um mandato que possa ultrapassar os muros do Sistema, debatendo e apresentando proposições que contribuam com a dinâmica econômica do País.

“Temos a possibilidade de um conselho que eu considero gigante poder incidir sobre as políticas públicas do nosso País, que necessita disso. No Crea Pernambuco, com a gestão conduzida pelo presidente Adriano Lucena, que me concedeu a grata oportunidade de acompanhá-lo enquanto superintendente nesses três anos, vimos um conselho mais protagonista nesse aspecto, um Crea que aponta alternativas e soluções para questões de mobilidade, produção de energia limpa, geração de energia, transmissão de energia, produção de alimentos, otimização da água, saneamento básico, entre outras. Questões que interferem diretamente na vida das pessoas. Então assumimos este novo mandato entendendo exatamente o compromisso que temos de levar para a população uma engenharia que possa contribuir para transformar a vida das pessoas para melhor, que aponte os caminhos para o desenvolvimento sustentável do nosso País. É com esse espírito que chegamos a esta casa”, discursou.

A conselheira suplente, Luisa Peruniz, também fez seus agradecimentos e colocou-se à disposição para contribuir com mais representatividade feminina no Conselho. “Espero ser uma inspiração a todas as engenheiras, agrônomas e geocientistas de Pernambuco e é com muito entusiasmo que me coloco à disposição para trabalhar por um Conselho mais forte e atuante para os nossos profissionais”, disse. O presidente reeleito do Crea-PE, Adriano Lucena, também participou da cerimônia e demonstrou entusiasmo para o novo triênio.

“O Crea-PE avançou bastante nos últimos anos no tocante à qualificação profissional, ao protagonismo na articulação e debate em prol das obras estruturadoras, do desenvolvimento do Estado e das boas práticas das Engenharias, Agronomia e Geociências. Estamos prontos e ainda mais alinhados com o todo o Sistema, tanto na esfera local quanto nacional, para dar continuidade ao trabalho e trazer outras inovações, propor novos debates e continuar na luta pelo fortalecimento e valorização das nossas áreas profissionais”, avaliou o presidente.