Crea-PE

Ministério das Relações Exteriores dá apoio ao 1º Seminário Pensar as Américas

Brasília – 28 de janeiro de 2010 – O Ministério das Relações Exteriores, através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), confirmou que apoiará o “1º Seminário Pensar as Américas – Desenvolvimento, Integração e Solidariedade”, que será realizado pelo Conselho Regional de Pernambuco (Crea-PE), no Recife, de 23 a 27 de março deste ano. A decisão foi tomada, ontem (27), em Brasília, durante uma reunião, que contou com a participação do diretor da ABC, ministro Marco Farani; dos presidentes da União Panamericana de Associações de Engenheiros (Upadi), Irene Campos Gómez; do Confea, Marcos Túlio; do Crea-PE, José Mário Cavalcanti; do Clube de Engenharia de Pernambuco, Alexandre Santos; e do superintende do Crea-PE, Osvaldo Fonsêca.

“Farani achou extraordinário o projeto e se comprometeu a apoiar de forma institucional, fazendo a articulação com os países participantes do Pensar as Américas”, disse o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti. O objetivo do seminário é o de promover a discussão sobre as políticas e desafios para a integração no âmbito do desenvolvimento com solidariedade ente as nações do Continente Pan-americano. Serão debatidos temas, como: energia, transporte, comunicações, habitação popular, mobilidade urbana, saneamento básico e meio ambiente.

O evento foi aprovado, em setembro, durante o lançamento do “Pensar a Venezuela”, de iniciativa do Colégio de Ingenieros de Venezuela – CIV, em Caracas, com a participação do Confea, Crea-PE e União Pan-americana de Associações de Engenheiros (Upadi). Essas organizações estão engajadas no processo de desenvolvimento das nações, no bem-estar da sociedade e no compromisso com a transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Ainda durante a reunião com o ministro Farani, discutiu-se sobre a situação do Haiti, país demolido por dois terremotos iniciados no dias 12 de janeiro deste ano, deixando mais de cem mil mortos. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) convidou o Confea a participar de uma missão técnica de planejamento de uma ação de reconstrução daquele país. O convênio deverá ser assinado no dia 22 de fevereiro para o envio de profissionais do Sistema Confea/Crea para ajudar o povo haitiano.

Kele Gualberto

Assessora de Comunicação do Crea-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo