No 4º Fórum Nordeste, Crea-PE propõe regulamentação acerca dos profissionais habilitados para atividades relativas a acústica ambiental

Encontro acontece em Fortaleza, no Ceará, e reúne presidentes e lideranças de todos os Creas do NE

O Crea Ceará está sendo o anfitrião da 4ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes da Região Nordeste, realizado nesta quinta (21) e sexta-feira (22), em Fortaleza, capital do estado. Dentre os assuntos pautados neste primeiro dia do encontro, destaque para a proposta do Crea Pernambuco para a construção de uma melhor especificação quanto às atribuições técnicas dos serviços relacionados à acústica. Representando o Crea-PE estão o presidente em exercício Clóvis Segundo; a coordenadora de Anotação e Acervo Técnico, Maristela Portela; e o 1º diretor-administrativo, Audenor Marinho.

De acordo com a coordenadora de Anotação e Acervo Técnico do Crea-PE, Maristela Portela, as competências para acústica, sonorização e ruídos já estariam previstas em campos de atuação profissional de várias modalidades do Anexo II da Resolução nº 1.010, de 2005. Porém, a aplicabilidade desta resolução encontra-se suspensa e continuam as dúvidas quanto aos profissionais habilitados para exercer as diversas atividades relativas à área. “Achamos que seria prudente uma nova consulta ao Confea, para que se elabore um estudo mais aprofundado e tenhamos, assim, uma resposta mais concisa e segura para dar aos profissionais e à sociedade sobre quem está realmente habilitado para trabalhar com acústica e suas diversas finalidades hoje em dia”, explicou.

Para o 1º diretor administrativo do Conselho pernambucano, Audenor Marinho, a normatização é extremamente importante. “Acústica é uma temática que se aplica, conforme a especialidade, para diversas modalidades, como: engenharia mecânica, civil, ambiental e de segurança do trabalho. Por mais que tenhamos atribuições relativamente bem distribuídas e divididas entre os profissionais, dentro da regulamentação isso não está claro dentro da área de acústica. E é fundamental que o Sistema reconheça e se atualize em relação às possibilidades de atuação dos profissionais e que cada profissional tenha, sim, esse campo aberto para atuação”, argumentou Audenor.

Para o presidente em exercício do Crea-PE, Clóvis Segundo, a participação dos colaboradores técnicos do Conselho na elaboração das pautas a serem trazidas para os Fóruns de presidente tem sido um diferencial para que Pernambuco possa contribuir com temáticas atuais e relevantes para todo o Sistema. “Essa questão de acústica, por exemplo, é uma questão que tem diversos impactos na sociedade, que tem gerado muitos problemas em relação a barulho e outras coisas mais, e que precisa ser debatida dentro do Sisteme Confea e Crea. Então muito importante nós trazermos quem está nas áreas técnicas do Conselho para participar destes espaços e contribuir com a construção de novas soluções para todos”, enfatizou.

O Fórum Nordeste é um evento que reúne as lideranças dos Creas da região para discutir estratégias, planejamento de ações e metas para fortalecer a atuação dos Conselhos. O encontro segue nesta sexta-feira (22), discutindo outros assuntos de interesse dos profissionais e da sociedade civil.