Encerra-se domingo (22) o prazo para profissionais optarem por entidade que desejam ser representados em 2022

Opção pode ser feita até 23h59 para que ele possa ser computado no coeficiente eleitoral utilizado pela Comissão Permanente de Renovação do Terço do Crea-PE

Encerra no domingo (22), às 23h59, o prazo para que o profissional possa fazer a opção por qual entidade de classe deseja ser representado no próximo ano. Para aqueles que estejam vinculados a mais de uma entidade profissional é necessário a escolha de somente uma. Caso não seja feita a escolha, este profissional não será computado no coeficiente eleitoral utilizado pela Comissão Permanente de Renovação do Terço do Crea-PE.

Na prática, o profissional, por exemplo, pode estar associado ao Senge (Sindicato dos Engenheiros), ou ao Ibape (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) ou à Abenc (Associação Brasileira de Engenheiros Civis). Neste caso, é necessária a opção por somente uma destas entidades. O exemplo se aplica a todas as categorias profissionais.

A opção também recai para os profissionais que tenham mais de um título. Por exemplo, engenheiros florestais que também tenham a graduação em segurança do trabalho. Estes detentores de mais de um título também têm até domingo (22), até 23h59, para fazer a escolha de qual título vai ser computado no coeficiente eleitoral para a renovação do terço. Caso não o faça, o Crea o considerará seu registro pela modalidade profissional correspondente ao primeiro título.

É importante lembrar que estas escolhas, tanto da entidade que o representará no próximo ano quanto à titulação, só dizem respeito ao processo de renovação do terço do plenário do Crea. As opções feitas pelos profissionais em nada alteram os dados registrados quanto aos títulos cadastrados e respectivas atribuições serão mantidas.

Como é feita essa escolha? Ao se logar no Sitac, a plataforma de serviços e comunicação do Sistema Confea/Crea, já aparece para os profissionais que tenham registro em mais de uma entidade de classe a opção de atualização cadastral. Na própria plataforma o profissional faz suas escolhas.

Em caso de dúvidas no processo, os profissionais poderão entrar em contato com a chefe da Divisão de Apoio aos Colegiados (DACL), Roberta Pinheiro, de segunda a sexta, das 9h às 15h. Fone: (81) 9.8759-1083.

COMISSÃO
A Comissão Permanente de Renovação do Terço é um órgão que atua no desenvolvimento de atividades relacionadas a questões legais, técnicas ou administrativas do Conselho. Ela tem por finalidade revisar os registros das instituições de ensino superior e das entidades de classe; requerer das instituições de ensino e das entidades de classe providências para a regularização de seus registros, quando necessário; verificar o número de profissionais registrados e em dia com suas obrigações perante o Sistema Confea/Crea; analisar a proporcionalidade entre as áreas profissionais e propor a composição do Plenário e das câmaras especializadas; e elaborar relatório com a proposta de renovação do Terço do Plenário do Crea, obedecendo as normas e os prazos estabelecidos pelo Confea.