Crea Convida discute a gestão dos resíduos da construção e demolição

Na palestra do Crea Convida da terça-feira (17), os convidados abordaram os impactos causados pela deficiência das ações públicas, em especial nas esferas municipais, na Gestão dos Resíduos da Construção e Demolição. Participaram do encontro o coordenador da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), o administrador Levi Torres; a engenheira civil e professora da Universidade de Pernambuco Stela Fucale; e o engenheiro civil e diretor da Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Bruno Cabral. Representando o presidente do Conselho Adriano Lucena, participou  o vice-presidente do Crea-PE, engenheiro civil Stênio Cuentro. O encontro teve início às 19h e foi transmitido pela TV Crea, no YouTube.

O transporte e descarte dos resíduos em locais impróprios foram criticados por Levi Torres, que defende a importância de um trabalho responsável como forma de impedir prejuízos ao meio ambiente, à sociedade e à economia. Afirmando que a responsabilidade pela destinação correta dos entulhos é de quem o produz, mostrou que o estado tem condições de administrar o descarte de forma correta.

A professora Stela Fucale, “a importância da atividade da indústria da construção civil pode ser vista como um termômetro para a economia do país, já que a construção civil corresponde a 71% da cadeia produtiva da construção, tendo sido, em 2020 o setor que mais gerou empregos com a criação de 138 mil novos postos de trabalho, além de ser responsável por quase de 50% dos investimentos no país, nos últimos 10 anos”, informou.

A professora Stela Fucale cita uma pesquisa que aponta que a quantidade da produção anual de Resíduo de Demolição e Construção (RDC) no Brasil é da ordem de 91 milhões de toneladas, das quais apenas 44,5 milhões foram coletadas. Ela defende que devido à representatividade econômica da construção civil, é preciso um olhar para a questão: “A importância da atividade da indústria da construção civil pode ser vista como um termômetro para a economia do país, já que a construção civil corresponde a 71% da cadeia produtiva da construção, tendo sido, em 2020 o setor que mais gerou empregos com a criação de 138 mil novos postos de trabalho, além de ser responsável por quase de 50% dos investimentos no país, nos últimos 10 anos”.

A Prefeitura do Recife, segundo Bruno Cabral, já faz a gestão da frota de toda a coleta da cidade. No entanto, o grande desafio seria monitorar as empresas que transportam os resíduos para aterros de inertes ou recicladoras.

O evento pode ser assistido na íntegra aqui.