Órgãos decidem por criação de comitê permanente para combater os efeitos das fortes chuvas

Recife, 20 de janeiro de 2010 – A Comissão Técnica para Melhoria da Segurança e da Qualidade do Meio Ambiente Construído do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) reuniu-se, hoje (20), na sede do Conselho, com a Codecir, Codecipe, Inmet, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Saúde do Estado, prefeituras de Jaboatão e Olinda para discutirem as diretrizes de um modelo de ações preventivas contra os possíveis desastres das forças naturais que venham ocorrer cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Os participantes da reunião decidiram pela criação do Comitê de Gestão de Riscos Socioambientais. O objetivo é articular com todos os órgãos envolvidos no sistema de prevenção de acidentes naturais para que eles proponham medidas de planejamento e inovações de procedimentos, além de reivindicar apoios político e financeiro aos órgãos governamentais.

Segundo o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, é necessário um planejamento e coordenação das ações que serão desenvolvidas durante o inverno. “Temos que pensar no futuro e tentar preservar a vida. Como instituição ligada à urbanização temos o dever de lutar para que os danos causados pelas chuvas sejam minimizados”, destacou o presidente.

Os nomes dos integrantes e a abrangência ainda não foram definidos nesta reunião. “A data ainda não ficou definida, mas antes do inverno ela estará formada”, garante José Mário Cavalcanti.