Crea-PE

Palestra sobre Nova Lei de Licitações, em Vitória, foi sucesso entre profissionais do Crea-PE

Evento gratuito e com certificado, abriu espaço para o especialista Alberto de Barros Lima abordar uma visão abrangente e aprofundada sobre o assunto

Um ambiente propício para a disseminação de conhecimentos e troca de experiências entre os participantes. Assim pode ser descrita a palestra Nova Lei de Licitações, ministrada pelo advogado e engenheiro Alberto de Barros Lima, especialista no assunto, realizada na última terça-feira (13), em Vitória de Santo Antão.

Os participantes avaliam que a apresentação trouxe uma visão abrangente e aprofundada sobre o assunto. “A apresentação envolveu uma análise minuciosa dos principais aspectos da nova lei, enfatizando suas implicações práticas e os desafios a serem enfrentados pelos profissionais do Crea-PE no contexto das licitações”, observou Camila de Melo Tavares, inspetora coordenadora da Inspetoria Regional de Vitória de Santo Antão.

O evento, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), dentro do Programa Crea Qualifica, já foi realizado na sede do Conselho pernambucano em março passado e deve acontecer em outros municípios do Interior. A palestra foi gratuita e confere certificado aos participantes, cujo número registrado foi em torno de uma centena.

A palestra aconteceu no auditório da Unifacol. A mesa de abertura contou com a presença do superintendente do Crea-PE, Nielsen Christianni; do diretor da Escola de Gestão Fábio Teles, representando o prefeito do município de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Leite de Arruda; do professor e representante da Unifacol, Edmilson Oliveira; além do palestrante Alberto de Barros Lima.

“Como esperado, os conhecimentos apresentados e os debates sobre a Nova Lei de Licitações 14.133/2021 despertaram grande interação do público”, destacou o superintendente Técnico. Christianni ainda reforçou: “Foi enorme o interesse de debater as novas formas de contratação do serviço público, tanto por parte de profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, da iniciativa privada, objetivando maior qualificação para acessar o grande mercado das contratações de serviços e produtos da esfera pública, quanto dos profissionais que atuam na área de licitações do serviço público, com destaque para a presença de profissionais das prefeituras municipais”.

“Nós, enquanto gestão, temos um olhar grande para os profissionais, para a capacitação dos profissionais. Porque a gente entende que quando as pessoas estão melhores, os negócios melhoram, o produto, o atendimento. O prefeito Paulo Roberto é um grande empreendedor e entende muito bem sobre educação, sobre evolução”, informou Fábio Teles.

Na avaliação de Teles, para que as iniciativas saiam do papel e virem ações de uma forma mais rápida e mais inteligente é necessário que se formem parcerias, como esta com o Crea-PE, que possibilitou esse momento de palestra. “O sentimento ao final da palestra foi: nossa, passou rápido. Queremos mais. O tema foi bem envolvente para gestão ou até mesmo para negócios que queiram prestar serviços a órgãos públicos. Vejo de grande importância manter e alimentar essa parceria com o Crea para que a gente possa, enquanto órgão público, apoiar as pessoas que estão dentro a estarem melhor e as pessoas que fazem parte do município e da região estarem mais capacitadas”, sublinhou o diretor da Escola de Gestão.

Na avaliação da inspetora, ao promover uma palestra sobre a nova lei de licitações, o Crea-PE demonstra seu compromisso em capacitar e orientar seus profissionais, destacando a importância da ética e da qualidade nas atividades relacionadas à Engenharia e à Agronomia. “A parceria entre o Crea e o município de Vitória de Santo Antão fortalece a relação entre as entidades e reforça a busca por um setor público cada vez mais eficiente e responsável”, atestou.

A apropriação de temas como este, conforme o superintendente Técnico, implica em melhor contribuir para maior qualidade e agilidade nas ações de desenvolvimento das regiões. “A palestra foi um sucesso e desempenhou um papel fundamental na atualização e capacitação dos profissionais do Crea. A troca de conhecimentos e a reflexão sobre as implicações da nova legislação contribuirão para aprimorar a atuação dos engenheiros e agrônomos no contexto das licitações públicas, resultando em um melhor aproveitamento dos recursos públicos e em benefícios para a sociedade como um todo”, ressaltou Camila de Melo Tavares.

No evento, ainda teve o lançamento do livro “Lei nº 14.133/2021 – A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – Comentada”. A obra é de Barros Lima. O autor, que também é conselheiro do Crea-PE, analisa cada um dos 194 artigos da lei, sancionada em 2021 e que deve entrar em vigor em dezembro deste ano.

Pular para o conteúdo