Crea-PE

Palestra sobre nutrição ensina hábitos de alimentação saudável

Evento do programa Crea Fit aconteceu no formato híbrido, sendo a parte presencial no auditório da sede do Crea-PE, na manhã desta quarta-feira (23)

Você é do tipo que trocou o pão por bolacha no café da manhã? Daquele que prefere repetir os mesmos alimentos sempre? Ou pula uma refeição para perder peso? Pois saiba que suas opções não estão lhe levando para um caminho de alimentação saudável. Revelações com estas fizeram parte da palestra “Nutrição esportiva: A importância de manter hábitos alimentares saudáveis”, ministrada pela nutricionista Andrea Albuquerque.

A palestra faz parte da programação do programa Crea Fit, lançado pelo Conselho em janeiro passado para orientar escolhas saudáveis na vida dos colaboradores, bem como incentivar os bons hábitos. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (23), no formato híbrido, com a parte presencial no auditório da sede do Crea-PE, com transmissão pelo Google Meets.

Andrea Albuquerque explicou que alimentação saudável atende a três princípios básicos: variedade, moderação e equilíbrio. É importante consumir diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos, observou a nutricionista. Ela destacou que não se deve comer nem menos do que o organismo precisa: é importante estar atento à quantidade certa de alimentos.

A nutricionista apontou que a quantidade e qualidade são importantes. Segundo ela, o ideal é consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimentos. É o velho: “comer de tudo um pouco”.

Um prato equilibrado precisa ser composto de carboidrato (pães, raízes), proteínas (leite e derivados, ovos, queijo branco), e vitaminas e minerais (frutas). “A alimentação saudável passa pelo planejamento”, reforçou a nutricionista.

Ela destacou o que precisa ser evitado na alimentação diária: produtos industrializados, que são, na sua grande maioria, calóricos, ricos em gorduras saturadas e trans, sódio em excesso, carboidratos simples, além de conservantes, corantes e aditivos; sobremesas doces, bolos e tortas; alimentos fritos e empanados; bebidas açucaradas, refrigerantes; e excessos de açúcar e sal.

Na outra ponta, Andrea Albuquerque listou hábitos alimentares saudáveis que devemos adotar. O que devemos consumir: frutas e verduras, sendo 5 a 6 porções por dia; proteínas magras, como peixe, frango sem pele, carne magra, leite desnatado, queijos brancos, ovos, iogurtes naturais, além de leguminosas, sementes; carboidratos, como raízes, arroz integral, pão integral, tapioca, aveia, linhaça; ômega 3, a exemplo de azeite extra-virgem; selênio, com 1 ou 2 castanhas do Pará, por dia; e hidratação, com uma média de 1,5 l a 2 litros por dia.

Uma dia para calcular a quantidade de água necessária por cada pessoa é considerar 35 ml de água por cada quilo de peso, segundo a nutricionista. Digamos que uma pessoa pese 55 quilos, por exemplo, então ela precisa ingerir 1,92 litro diariamente.

A nutricionista ainda apresentou seis dicas para ajudar a manter os hábitos alimentares saudáveis. A primeira é o planejamento da semana. “Crie uma rotina alimentar. Tire um dia da semana para planejar o que vai comer na semana seguinte”, ensinou Andrea Albuquerque. Segundo: faça 3 refeições principais e lanche, respeitando os horários. A terceira orientação é dedicar-se apenas à refeição, sem distrações e mastigando bem os alimentos.

A quinta dica é consumir frutas da estação e, por fim, é preparar seus lanches quando precisar comer fora de casa. Uma garantia para resistir às tentações e saber a procedência e como foi preparada a comida, dentro de opções saudáveis.

Andrea Albuquerque respondeu à temida pergunta sobre bebidas alcóolicas. “Um grama de álcool contém 7 calorias vazias. Estou falando apenas do lado ruim. Mas o bom senso e moderação são os melhores aliados quando for consumir bebida alcóolica”, atestou a nutricionista. Sobre cerveja versus vinho, ela informou que o vinho é mais recomendado. “Cardiologistas aconselham a ingestão de uma taça de vinho tinto por dia”, observou, destacando que a cerveja é a fermentação do carboidrato.

Ela ainda orientou que é preciso olhar os rótulos dos produtos industrializados antes de consumi-los. Quanto mais ingredientes, menos benefícios. Uma dica da nutricionista é que o primeiro ingrediente da lista é o mais usado na produção do item. Ao final da palestra, Andrea Albuquerque convidou os participantes a desembrulhar menos e descascar mais as escolhas para o consumo.

Sim, sobre os três questionamentos do início do texto: Você do tipo que trocou o pão por bolacha no café da manhã? Daquele que prefere repetir os mesmos alimentos sempre? Ou pula uma refeição para perder peso?, seguem as respostas. Trocar pão pelo biscoito não traz nenhum resultado porque ambos são carboidratos, com a mesma base de ingredientes. Variar os alimentos é essencial na alimentação saudável, bem como realizar as três refeições no dia, já respondendo à última pergunta.

CREA FIT
O programa foi criado dentro do propósito da gestão de um Crea-PE para todos, com melhorias em todas as áreas. E a saúde será contemplada neste programa. para estimular a participação dos colaboradores, o Crea Fit vai trabalhar com a gameficação, onde as atividades desempenhadas rendem pontos. Ao longo do ano, os três maiores pontuadores são premiados. Além das pontuações das atividades físicas, terão outros indicadores, com a participação nas palestras e até seu IMC (Índice de Massa Corporal), que considera seu peso e altura.

Pular para o conteúdo