Crea-PE

Presidente do Crea-PE participa de lançamento de montadora do Grupo Novo Brasil

Planta será instalada em Araripina, com investimento inicial de R$ 260 milhões e a geração de 240 empregos diretos apenas na fase de construção

A chegada de um novo investimento no Estado é motivo de sobra para comemorar a entrada de recursos, com rebatimento na arrecadação estadual, além da geração de empregos. Quando se trata de uma montadora, então, a celebração reverbera mais para os profissionais das engenharias, com a oportunidade de colocação no mercado de trabalho. Para prestigiar o lançamento da pedra fundamental da montadora do Grupo Novo Brasil (NBR), o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, compareceu ao evento no Mar Hotel, nesta quinta-feira (24).

O NBR traz para Pernambuco, mais precisamente para Araripina, sua montadora de automóveis com plataforma modular – a primeira que vai contemplar carros compactos e buggies em série no Brasil. Um investimento inicial de R$ 260 milhões, que será erguido numa área de 29 hectares (290 mil metros quadrados) e contará com 30 mil m² de área construída, em pleno Sertão do Araripe.

A montadora será responsável pela geração de 240 empregos diretos apenas na fase de construção. Quando estiver em operação, a unidade fabril deve criar 450 postos de trabalhos diretos, com a estimativa de mais de três mil indiretos. O projeto prevê, na sua planta, a instalação de uma usina solar fotovoltaica e uma pista de testes.

“Nossa montadora ocupa uma lacuna em que não há concorrente em nenhum país do mundo. Grandes marcas apresentaram protótipos de buggies que ainda não chegaram ao mercado. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado, levando outras oportunidades à região conhecida por ser o polo gesseiro pernambucano”, comentou o diretor-presidente do Grupo NBR, Evandro Lira.

Lucena colocou à disposição a expertise do Crea-PE para a instalação e produção da nova montadora. “Esse é o Crea que queremos, participativo, próximo ao mercado de trabalho, capacitando nossos profissionais para maior aproveitamento da nossa mão de obra”, reforçou o presidente do Conselho, que foi ao evento acompanhado do superintendente técnico, Nielsen Christianni, e pelo superintendente de gestão, Marcos André Carvalho.

Essa parceria proposta pelo Crea harmoniza com a preocupação do Grupo NBR em promover a qualificação de moradores de Araripina e região para ocupar a maioria dessas vagas e outras que surgirem. A obra começa ainda neste primeiro semestre. O início da operação está previsto para o segundo semestre de 2023. Os veículos do Grupo NBR serão comercializados em lojas próprias, começando por Recife, Natal, Fortaleza, São Paulo e Florianópolis e revendas homologadas pelo fabricante.

Pular para o conteúdo