Crea-PE

Palestrante americano fala no Crea-PE sobre Arborização Urbana

A Arborização Urbana foi tema da palestra feita pelo especialista americano, Jim Skeria, na segunda-feira (06), no auditório do Crea-PE. O evento, que faz parte da programação da Semana da Engenharia e da Arquitetura, foi uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau-Pe) e contou com a participação do presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti.

Além do presidente do Crea-PE, compuseram a mesa dos trabalhos o presidente da Sbau, Ricardo Martins, o secretário de Meio Ambiente do Recife, Roberto Arrais e o presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco (CEP), Alexandre Santos.
Sobre o tema, o palestrante abordou a importância da utilização das técnicas de planejamento, implantação e manejo da arborização em áreas urbanas como fator preponderante na humanização das cidades. Com esses elementos, Jim Skeria disse ser possível reduzir a temperatura do ar, embelezar e ornamentar a paisagem, além de purificar o ar, resultando na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Especialista no assunto, com bacharelado em Paisagismo com ênfase em Horticultura Ornamental, fundador do Sindicato de Paisagem, em Denver, no Colorado, atualmente diretor Executivo da Sociedade Internacional de Arboricultura, Jim é autor de livros publicados em países como China, Austrália, República Checa, Colômbia, entre outros.
“Este é mais um evento que engrandece as comemorações da Semana da Engenharia e da Arquitetura, na medida em que aborda um tema atual e importante para todos os cidadãos. Vemos, mais uma vez, a necessidade imediata de que os gestores públicos dediquem especial atenção ao tema associando planejamento, execução, monitoramento, manejo e preservação das áreas urbanas às ações de arborização e paisagismo”, refletiu o presidente José Mário, que aproveitou para parabenizar o presidente da Sbau pela atuação frente à entidade e pela iniciativa de tratar sobre um tema de grande importância para todos.
De acordo com o diretor do Crea-PE e integrante da Gerência de Praças e Áreas Verdes da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), engenheiro agrônomo Alexandre Krause, no Recife existe cerca de 100 mil árvores distribuídas exóticas em praças, avenidas e parques. Ele disse ainda, que há um esforço do poder público para plantar em novas ruas e praças e em áreas revitalizadas, aproximadamente 12 mil mudas de plantas nativas.
 
Também presentes na palestra, que contou com sistema de tradução simultânea, estavam, o presidente da Associação dos Arquitetos e Engenheiros da Prefeitura do Recife (Assaepre), Miguel Arcanjo, o diretor do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE), Gaio Barrocas, o presidente da Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais, Marcílio Viana, além de profissionais interessados no assunto.
 
Dilma Mora
ASC do Crea-PE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content