Petrolina sediou curso gratuito de drone de agricultura de precisão neste fim de semana

Qualificação foi realizada pelo Crea-PE, dentro do Programa Crea Qualifica, para seus profissionais, com certificado de participação

Petrolina e a região do vale do São Francisco ganharam neste fim de semana profissionais qualificados para o uso de drone na agricultura de precisão. Eles participaram do curso realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco nas duas unidades do IF Sertão Petrolina e começou na última sexta-feira (04) e encerrou neste domingo (06).

A qualificação teve tanto a parte teórica quanto a prática, com a coleta de imagens por drone. Depois, foi a vez de analisar os dados adquiridos. “É um curso fundamental para quem trabalha na parte das ciências agrárias e para quem trabalha em propriedades de produção agrícola. O curso vai ajudar a entender como a gente pode coletar os dados com o drone e depois como a gente pode processar para ter uma informação do plantio, da condição dessa vegetação”, avaliou o professor e engenheiro agrícola e ambiental, Alan Bezerra.

A ligação de Petrolina e região do Vale do São Francisco com a agricultura fez com que a procura por esta qualificação fosse recorde no número de inscrições, ultrapassando a casa dos 130 inscritos. É o segundo curso de drone que é realizado na cidade do Sertão Pernambuco. O outro foi sobre monitoramento de barragens, que recebeu pouco mais de 100 inscrições. No encerramento das aulas, a inspetora coordenadora da Inspetoria Regional de Petrolina, Maristela Cavalcante, agradeceu a participação de todos.

Este curso está dentro do Programa Crea Qualifica, que prevê uma qualificação continuada para seus profissionais, capacitando para as demandas do mercado de trabalho. A iniciativa é da atual gestão do Crea-PE, que realiza estas qualificações gratuitamente para seus profissionais registrados, com certificado de participação.

Neste fim de semana, além de Petrolina, Garanhuns e Afogados da Ingazeira tiveram curso também sobre BIM (Building Information Modeling). Já Caruaru sediou o curso de Licenciamento Ambiental. E Camaragibe recebeu o curso de Inspeções de Obras com Drone. As qualificações atendem às demandas dos próprios profissionais ao Conselho pernambucano.