Petrolina sediou curso gratuito sobre monitoramento de barragens com drone, realizado pelo Crea-PE

Qualificação foi gratuita para os profissionais registrados no Conselho, com certificado, dentro do Programa Crea Qualifica

O primeiro dia do Curso de Monitoramento de Barragens a partir de Drone reuniu profissionais que acompanharam com extremo interesse os conceitos, informações e dados repassados pelos professores Laysa Arão e Renato Mahon e o técnico em agrimensura Allan Sampaio. A qualificação aconteceu na noite desta sexta-feira (09), na Uninassau Petrolina.

O tema despertou tanto interesse nos profissionais que o número de inscritos, entre os cursos gratuitos que estão sendo realizados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), foi o maior até agora e bateu uma centena. Tanto é que a oferta inicial de 30 vagas ampliou mais 10, sem comprometer o aprendizado os profissionais.

O curso é gratuito para os profissionais registrados, com certificação. Ele faz parte do Programa Crea Qualifica, que prevê uma qualificação continuada para seus profissionais, capacitando para as demandas do mercado de trabalho. Já é o segundo curso, dentro do Crea Qualifica, que é realizado em Petrolina. O primeiro foi sobre o uso da ferramenta BIM.

Na abertura do curso, o superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, deu as boas-vindas aos participantes e aproveitou a oportunidade para falar das ações e iniciativas do Conselho pernambucano em prol dos profissionais e da sociedade. Ele ainda colocou a atual gestão do Crea-PE à disposição para, não só ouvir as demandas dos participantes, como construir caminhos para atendê-las.

O coordenador dos cursos de Engenharia da Uninassau Petrolina, Nielton Araújo, anfitrião do evento, também deu boas-vindas aos participantes. Comemorou mais uma parceria com o Crea-PE e celebrou o papel mais atuante do Conselho na qualificação dos profissionais. Ele ainda convidou a todos para conhecerem os laboratórios da faculdade.

Na sequência do curso, a Barragem Vira Beiju, em Uruás, distrito de Petrolina, foi cenário para o treinamento do segundo dia do Curso de Monitoramento de Barragens. O segundo dia aconteceu neste sábado (10), com as aulas práticas. Os profissionais saíram da Uninassau Petrolina até Uruás, barragem que já tinha sido mapeada pelos.

Os dados coletados na aula prática servirão de base do último dia do curso, na próxima sexta-feira (16), que acontece no formato virtual, das 18h às 22h. No total, são 20 horas aulas, que conferem certificado de participação aos profissionais que concluírem a qualificação.

A parte presencial do curso aconteceu em dois locais: na Uninassau Petrolina, parceira do Crea-PE na realização desta qualificação em Petrolina, e na barragem Vira Beiju. O curso ainda teve apoio da Prefeitura Municipal de Casa Nova (BA).