Prefeito do Recife visita Crea-PE para discutir obras e melhorias na cidade

O prefeito do Recife, João Campos, que é engenheiro civil, fará hoje, à tarde, às 15h, uma visita ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE) para discutir pautas do interesse da cidade. Será recebido pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Vários temas na mesa, como a implantação de um Plano de Habitação de Interesse Social, a obra da triplicação da BR-232, no trecho da saída do Recife, e projetos para agilizar a regularização fundiária em áreas de vulnerabilidade social.

O prefeito fará a visita acompanhado da secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, e do secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar. A conversa com o gestor da cidade também vai tratar de obras paralisadas no Recife, a exemplo da Ponte Monteiro-Iputinga e dos conjuntos habitacionais Vila Brasil I e II.

“Queremos construir soluções para destravar essas obras. Colocar à disposição dos gestores números, alternativas, propostas que possam permitir a retomadas desses equipamentos que são tão importantes para a cidade”, afirmou Adriano Lucena.

O presidente do Crea ressaltou a importância da visita do prefeito à instituição que representa 37 mil profissionais. “É muito representativa. Primeiro, porque o prefeito é dessa casa. É profissional do sistema, engenheiro civil. Segundo porque é esse o Crea que queremos construir, um Crea participativo, que pretende atuar em conjunto com os entes públicos em defesa da sociedade. A solução dos problemas da cidade vai passar sempre pela engenharia e nós não podemos abrir mão desse protagonismo”, afirmou Adriano Lucena.

Fruto de conversas que já foram iniciadas em reunião com a secretária de Infraestrutura de Pernambuco, Fernanda Batista, o presidente do Crea também vai tratar com João Campos de propostas para melhorar os processos de contratação de serviços na área de engenharia por parte do poder público.

Entre as medidas de otimização, está o fim da modalidade pregão para contratação de projetos, de obras e de serviços de engenharia por parte da administração pública. Outra ação é a implantação da cronologia para os pagamentos dos serviços e de obras prestadas pela engenharia, obedecendo um calendário que seja acordado entre as empresas prestadoras de serviço e o governo municipal.