Presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebe vice-cônsul do Canadá, Sarah Sánchez

Encontro na manhã desta terça-feira (21) marca intenção do consulado em captar mão de obra nas áreas da engenharia para trabalhar na província de Québec

Pernambuco entrou na rota do Canadá em busca de profissionais para trabalhar no país, mais precisamente na província do Québec. Tanto é que o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Adriano Lucena, recebeu na manhã desta terça-feira (21) a vice-cônsul do Canadá, Sarah Sánchez. O Crea-PE foi o primeiro conselho na área de engenharia na agenda do consulado canadense para firmar parcerias que possibilitem não só qualificar mão de obra com potencial para trabalhar em Québec.

Ao ouvir a explanação da vice-cônsul na intenção de convocar mão de obra profissional em parceria com o Crea, Adriano Lucena questionou: “Quais são os atrativos que levariam um profissional sair daqui para ir para o Canadá?” “Lá não é um paraíso. Nem tudo é perfeito. Temos nossos problemas. Mas as pessoas que decidem ir são pessoas que estão procurando uma experiência internacional. Num primeiro momento, você ajuda as empresas do Québec e depois traz esse conhecimento para o Brasil”, esclarece Sarah Sánchez.

Ela explica que têm pessoas que vão com a intenção de ficar. “São pessoas que buscam segurança, principalmente para os filhos. Além da qualidade de vida”, observa a vice-cônsul. Ao ser indagada sobre os serviços de educação e saúde para a população, ela informa que são serviços oferecidos pelo governo canadense, com excelência e qualidade.

Toda a saúde, por exemplo, é 100% serviço público. Já as universidades são custeadas pelo governo, mas é cobrado um valor para o estudante. Há diferença de custos entre universitários locais e estrangeiros. Mas, conforme informações de Sarah Sánchez, haverá uma redução no valor para estudantes estrangeiros a partir do próximo ano.

A vice-cônsul destaca que o engenheiro que for trabalhar no Québec, por exemplo, pode levar o companheiro (a), filhos, que vão poder frequentar a escola pública, com a possibilidade de ter visto aberto de trabalho. O governo custeia curso de francês, já no Brasil, durante o processo de obtenção do visto para mudar-se para lá, com ajuda de custo semanal de 200 dólares por semana.

A engenharia é um setor que tem muitas possibilidades profissionais, com destaque para a tecnologia de informação. Aliás, a escassez de mão de obra é grande no país, por isso essa campanha na captação de profissionais de diversas áreas. Diante da visita, Lucena colocou o Crea à disposição do consulado para prestar todas as informações possíveis aos profissionais que tenham interesse de ter esse tipo de experiência de vida e de trabalho.

“Que seja o primeiro de muitos encontros”, reforça o presidente do Crea, destacando: “Coloco toda a estrutura do Crea Pernambuco à disposição para que a gente possa divulgar todas as ações que vocês pensarem e planejarem. Nossa intenção é dar todas as informações para nossos profissionais. Aqueles que acharem que devem ir, irão com o maior número de informações possível para tomar a melhor decisão.”

A visita foi acompanhada pelo superintendente de gestão do Crea-PE, Marcos André Carvalho, pelo diretor administrativo do Conselho, Pedro Paulo Fonseca, Isaac Sérgio, assessor da diretoria, além do coordenador-adjunto do Comitê de Modernização de Gestão do Crea Pernambuco, Florêncio Absalão.

Québec tem uma população de cerca de 720 mil habitantes. Não é considerada uma cidade grande, mas é um dos lugares mais baratos para se viver no Canadá. Os preços da habitação estão entre os mais baixos entre as principais regiões metropolitanas do país.

A província e região têm uma economia robusta, onde a taxa de desemprego é muito baixa e um ambiente de trabalho excelente. Projeções recentes do Employment Québec estimam que cerca de 70 mil cargos devem ser criados na área ao longo dos próximos cinco anos.

Québec é a segunda maior economia da província de Québec e a sétima maior do Canadá. Desde 2000 foram criados 66.100 empregos na região. A língua oficial é o francês e a segunda língua é o inglês.