Presidente do Crea-PE prestigia homenagem ao ex-presidente Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã de hoje (22), no Recife, o título de Doutor Honoris Causa concedido pelas Universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pela Universidade de Pernambuco (UPE). A cerimônia foi presidida pelo reitor da UFPE, Amaro Lins, e teve como presidente de honra o governador Eduardo Campos. Entre os presentes, estava o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, representantes dos Conselhos Universitários das três instituições de ensino superior, o ex-ministro Sérgio Rezende, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa, o prefeito do Recife, João da Costa e outros convidados das universidades, do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife.

Na opinião do governador Eduardo Campos, ninguém fez mais no País nos últimos anos pelo ensino superior do que Lula em seu governo. E destacou a interiorização do ensino superior com o avanço de campus no interior do Estado, como Petrolina, Garanhuns e Serra Talhada. “Lula encarou de frente a pauta das universidades. Esta homenagem é mais do que justa pelo que o senhor fez”, disse Eduardo. Durante o discurso, o governador lembrou que uma das universitárias laureadas em medicina, em Garanhuns, teve acesso ao ensino superior graças às cotas abertas nas universidades no governo Lula.

A concessão do título pela UFRPE foi aprovada pelo Conselho Universitário no dia 6 de maio de 2003, mediante proposta do professor José Antonio Aleixo da Silva, então diretor do Departamento de Ciência Florestal, durante o reitorado do professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho. O título da UFPE foi concedido em 2002 e o da a UPE, em 2009.

A comenda é atribuída a personalidades que tenham se distinguido pela sabedoria ou pela atuação frente a artes, ciências, filosofia, letras ou das relações com a sociedade. O ex-presidente – que optou por receber o título ao final dos mandatos – representa esse destaque tanto intelectual quanto sensível aos anseios sociais. Para o reitor da UFRPE, professor Valmar Corrêa de Andrade, a homenagem é mais do que justa. “O ex-presidente Lula condensa uma série de atributos positivos que constituem uma personalidade forte, competente e digna de reverência, pela excelente condução de projetos sociais, aporte econômico e ações transformadoras frente à Presidência da República”, ressalta.

O homenageado – O pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva, ao longo dos dois mandatos na Presidência da República (2003-2006/2007-2010), foi responsável por notável crescimento do País, tanto nos aspectos econômicos quanto nos indicadores sociais. Para a UFRPE, sua gestão marcou, entre outros avanços, a interiorização do Ensino Superior, da qual a Instituição foi pioneira, com a implantação, em 2004, da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE) e, em seguida, da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE), em 2005. Também se destacam os investimentos do Governo Federal na UFRPE por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que possibilitou a ampliação do campus-sede e dos campi do interior, que ganharam novas vagas e novos cursos de graduação, bolsas de pós-graduação, novos prédios e equipamentos, entre outras conquistas.

Kele Gualberto
ASC do Crea-PE