Crea-PE

Presidente do Crea-PE recebe representantes da AGP e Anbem para debater termo de cooperação técnica com prefeituras do Estado

Iniciativa pretende abrir as portas do mercado de trabalho para os profissionais da Geologia e da Engenharia de Minas e ampliar a fiscalização da atuação

Uma parceria entre o Crea-PE, as entidades de classe e as prefeituras visa fortalecer o mercado de trabalho para os profissionais da Geologia e da Engenharia de Minas e aprimorar a fiscalização das empresas mineradoras em Pernambuco. Na manhã desta segunda-feira (19), o presidente Adriano Lucena recebeu os representantes da Associação dos Geólogos (AGP), Antonio Chistino Pereira, e da Associação Nordestino-Brasileira de Engenheiros de Minas (Anbem), Marçal Sayão, para conversar sobre o assunto. Durante o encontro, foi apresentado a proposta do termo de cooperação técnica que será aprovado nos próximos dias.

O presidente Adriano Lucena ressaltou a importância de construir esse acordo técnico em conjunto. “Precisamos da participação ativa das entidades e das prefeituras para garantir a operacionalização dessa ação. Com essa parceria ganha os municípios, os profissionais, as entidades, o Crea e toda a sociedade”, afirmou.

A iniciativa começou a ser desenvolvida em novembro de 2023, após reunião dos representantes do Crea-PE e da AGP com a Prefeitura de Jaboatão, na Região Metropolitana do Recife. Um novo encontro será marcado com a gestão municipal para apresentação do termo de cooperação.

Marçal Sayão, da Associação Nordestino-Brasileira de Engenheiros de Minas, avaliou o encontro de forma positiva. “Estamos plantando uma semente que, se regada adequadamente, trará bons frutos. Para isso, dependemos da execução do trabalho das prefeituras para atender aos anseios dos profissionais da área bem como do próprio município”, pontuou.

Já Antonio Chistino Pereira, representante da Associação dos Geólogos, disse que essa iniciativa é pioneira no País. “Essa parceria com o Crea e as prefeituras é de extrema importância para acompanhar os royalties gerados pela exploração dos recursos minerais no Estado”.

Participaram da reunião o Conselheiro do Crea-PE Pedro Paulo Fonseca; o gerente de Compliance, Gestão de Riscos e Controle Interno, Marcelo Tenório Cavalcante; a advogada Ana Rita Falcão; o coordenador de Apoio as Inspetorias, Plínio Sá; a Assistente Técnico de Gestão, Leiliane Lacerda; e a inspetora de Jaboatão, Ana Sampaio.

 

Pular para o conteúdo