Primeira plenária do Confea de 2014 definire composição das comissões

Brasília, 20 de janeiro de 2014

Teve início na quarta-feira, 22.01, a primeira sessão plenária ordinária de 2014 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).  Na abertura da sessão houve a composição das comissões permanentes e temporárias, e foram eleitos os coordenadores desses grupos que têm, entre outros objetivos, o papel de auxiliar o plenário nas matérias relacionadas à formação e ao exercício profissional, à gestão administrativo-financeira e à organização do Sistema Confea/Crea, bem como à comunicação e aos relacionamentos institucionais.

Durante a reunião, foram homologadas as indicações do assistente da mesa diretora do plenário e do vice-presidente do Confea, ambos propostos pelo presidente José Tadeu da Silva. Também, na ordem dos trabalhos, houve  a indicação de representante e suplente para compor o Conselho Gestor do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema (Prodesu), e outros dois conselheiros foram indicados para representar o plenário no Conselho de Comunicação e Marketing e no Grupo de Trabalho sobre Engenharia Clínica, que objetiva discutir questões relativas ao reconhecimento da profissão por parte do Sistema Confea/Crea. Para composição do Conselho Diretor e da Comissão Eleitoral Federal, foram realizadas eleições.

Definidas as comissões, a sessão plenária terá continuidade até sexta-feira (24) com a apreciação de 235 processos. Entre eles, o que propõe a criação de grupo de trabalho para analisar a intenção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata de proposta de resolução sobre a regularização das atribuições para o exercício de atividade de interesse sanitário do microempreendedor individual, do empreendimento familiar rural e do empreendimento econômico solidário de intermodalidades profissionais do Sistema Confea/Crea, regidos pela Resolução Confea nº 344/90. Também será apreciado processo que propõe que o Confea manifeste-se favorável à Proposta de Emenda à Constituição – PEC nº 290/2013, de autoria da deputada Margarida Salomão (PT-MG), que altera e adiciona dispositivos na Constituição Federal para atualizar o tratamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação. De acordo com a deliberação, o texto da PEC procura atualizar as disposições constitucionais relativas ao tema, e adotar maior eficiência aos sistemas de ciência, tecnologia e inovação das iniciativas públicas e privadas, criando assim mais oportunidades de instituições de ensino, instituições de pesquisa tecnológicas e empresas inovadoras, incentivando e alavancando os profissionais das áreas tecnológicas, principalmente os do Sistema Confea/Crea.

Medalha do Mérito
Também nesta plenária será eleito o chanceler e os integrantes da
Comissão do Mérito que tem a meta de apreciar as indicações de nomes de profissional, de instituição de ensino, de entidade de classe e de pessoa física ou jurídica que tenham contribuído para a valorização e a regulamentação das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea ou para o desenvolvimento tecnológico do País. A comissão tem a responsabilidade de organizar a solenidade, durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), com a entrega da Medalha do Mérito e a inscrição no Livro do Mérito, publicação que registra a cada edição a concessão da honraria aos homenageados, dos quais fazem parte instituições de ensino, entidades de classes, profissionais vivos e já falecidos que tenham contribuído com o desenvolvimento tecnológico do país.

Para o chanceler da comissão em 2013, o conselheiro federal e engenheiro civil Walter Logatti Filho, o maior desafio do comitê neste ano será antecipar o cronograma das atividades, considerando que a 71ª Soea será em agosto, um mês antes que a edição do ano passado. “O calendário terá que ser bem estudado de modo que as ações ganhem agilidade, principalmente as etapas que envolvem contratação de serviços gráficos, como elaboração de placas e impressão do livro. Tudo terá que ser rápido, por isso a importância de comunicar aos Creas, o quanto antes, o prazo limite para a indicação do nome dos homenageados”, observa Logatti. O trabalho da comissão, segundo o conselheiro, é fundamental na medida em que realiza “o prêmio mais relevante do Sistema, pelo qual é reconhecida a atuação dos profissionais”.

Equipe de Comunicação do Confea