Questões de engenharia diagnóstica foram debatidas no evento nesta quinta (07)

Debates sobre as patologias nas estruturas dos imóveis, diagnósticos, técnicas e soluções para recuperação foram o foco central do II Simpósio Ibape – Engenharia Diagnóstica – Fundação Day. O evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Pernambuco (Ibape-PE), com patrocínio do Crea-PE e da Mútua-PE, aconteceu nesta quinta (07), no Park Hotel, em Boa Viagem.
O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, ressaltou a importância dos temas e dos palestrantes do II Simpósio. Também convidou os profissionais a participarem mais ativamente das entidades de classe, a exemplo do Ibape-PE, o Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE) e da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (Aespe).
“Nossa luta é para termos um Crea mais inclusivo e isso só é possível se todos vocês participarem”, afirmou Adriano Lucena, na abertura do evento. Segundo ele, a contribuição dos profissionais ajuda a fortalecer as entidades de classe e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco. A vice-presidente do Ibape-PE, Geisa Pedrosa, destacou o apoio do Crea-PE ao evento, que reúne, principalmente, profissionais da Engenharia.
A conselheira federal suplente de Pernambuco no Confea, Luisa Peruniz, ressaltou a importância do apoio do Conselho Federal, do Crea-PE e da Mútua-PE em eventos como o Simpósio Ibape 2025, que objetiva fornecer mais conhecimentos aos profissionais e, segundo ela, ajudam a elevar a Engenharia a outro patamar.
Alexandre Gusmão, engenheiro civil e diretor da Escola Politécnica (Poli/UPE), apresentou a primeira palestra do dia, mostrando ao público casos de edificações que apresentaram problemas nas fundações. Em seguida, o professor do Departamento de Engenharia da UFPE e presidente do Instituto Engenheiro Joaquim Correia, Tibério Andrade, falou sobre patologias nas fundações. Também palestraram Wellington Martins e Léo Coimbra do Ibape-PE.















