Crea-PE

Problemas e diagnósticos sobre fundações são temas do II Simpósio Ibape 2025

Questões de engenharia diagnóstica foram debatidas no evento nesta quinta (07)

Debates sobre as patologias nas estruturas dos imóveis, diagnósticos, técnicas e soluções para recuperação foram o foco central do II Simpósio Ibape – Engenharia Diagnóstica – Fundação Day. O evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Pernambuco (Ibape-PE), com patrocínio do Crea-PE e da Mútua-PE, aconteceu nesta quinta (07), no Park Hotel, em Boa Viagem.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, ressaltou a importância dos temas e dos palestrantes do II Simpósio. Também convidou os profissionais a participarem mais ativamente das entidades de classe, a exemplo do Ibape-PE, o Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE) e da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (Aespe). 

“Nossa luta é para termos um Crea mais inclusivo e isso só é possível se todos vocês participarem”, afirmou Adriano Lucena, na abertura do evento. Segundo ele, a contribuição dos profissionais ajuda a fortalecer as entidades de classe e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco. A vice-presidente do Ibape-PE, Geisa Pedrosa, destacou o apoio do Crea-PE ao evento, que reúne, principalmente, profissionais da Engenharia.

A conselheira federal suplente de Pernambuco no Confea, Luisa Peruniz, ressaltou a importância do apoio do Conselho Federal, do Crea-PE e da Mútua-PE em eventos como o Simpósio Ibape 2025, que objetiva fornecer mais conhecimentos aos profissionais e, segundo ela, ajudam a elevar a Engenharia a outro patamar.

Alexandre Gusmão, engenheiro civil e diretor da Escola Politécnica (Poli/UPE), apresentou a primeira palestra do dia, mostrando ao público casos de edificações que apresentaram problemas nas fundações. Em seguida, o professor do Departamento de Engenharia da UFPE e presidente do Instituto Engenheiro Joaquim Correia, Tibério Andrade, falou sobre patologias nas fundações. Também palestraram Wellington Martins e Léo Coimbra do Ibape-PE.

Pular para o conteúdo